Notícias

Vitória é melhor cidade do País para envelhecer com saúde

Publicada em 06/11/2017, às 17h11 | Atualizada em 06/11/2017, às 17h12

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Bloco de Carnaval dos Centros de Convivência da Terceira Idade
Vitória foi apontada como melhor cidade do País para as pessoas envelhecerem

Vitória está em primeiro lugar na lista das cinco melhores cidades brasileiras para envelhecer com saúde. O levantamento foi divulgado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon (IDL) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, no início deste mês.

Para identificar as melhores cidades para se envelhecer, foram mapeadas 150 cidades consideradas grandes (com população acima de 200 mil habitantes). Entre os critérios, foram analisados indicadores como números de profissionais da área - médicos, enfermeiros e psicólogos -, leitos em hospitais, clínicas e residências geriátricas) e quantidade de internações e exames.

O objetivo do IDL é entender como as cidades estão se preparando para o número cada vez maior de idosos em suas comunidades. 

Segundo o levantamento, a capital se destacou pelo maior número de estabelecimentos com atendimento ambulatorial e de equipamentos para diagnóstico, além da vice-liderança na taxa de médicos por habitante. No ranking, Vitória é seguida por Niterói (RJ), Presidente Prudente (SP), Passo Fundo (RS) e Santos (SP).

Ações

"Vitória conta, atualmente, com cerca de 42,8 mil pessoas idosas, o que representa 12% da população geral, acima da média nacional. Nosso objetivo é promover ações voltadas para o envelhecimento ativo e saudável, oportunizando aos idosos ficarem independentes pelo maior período de tempo possível", ressaltou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece várias atividades voltadas para esse público nas unidades de saúde e no Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai).

Centro de Referência em Atenção ao Idoso (Crai)

Kadidja Fernandes
CRAI - Centro de Referência ao Atendimento ao Idoso
Crai oferece atendimento especializado para os idosos de Vitória

O Crai oferece atendimento em geriatria e gerontologia para pessoas com idade acima de 60 anos, moradoras do município de Vitória, com agravos de saúde que comprometem a capacidade funcional (autonomia e independência) por doenças não transmissíveis e incapacitantes comuns no envelhecimento, como parkinson, demências, acidente vascular cerebral, entre outras.

O espaço funciona na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.185, Forte São João.

Acesso ao serviço

O encaminhamento ao Crai é feito pelo médico na unidade de saúde do território onde o idoso reside, sendo precedido de avaliação clínico-funcional pela equipe da Atenção Básica responsável por seu acompanhamento.

Tratamento

O idoso encaminhado ao Crai passa por avaliação inicial, quando é definido o plano de cuidados. O tratamento é realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar, composta por geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Após melhora ou estabilização do quadro clínico, o idoso recebe alta do serviço, retornando à unidade de saúde de origem para continuidade do acompanhamento.


Voltar ao topo da página