Notícias

Vitória é eleita para Comitê da Associação Internacional de Cidades Educadoras

Publicada em 14/11/2018, às 13h53 | Atualizada em 14/11/2018, às 14h46

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Congresso de Cidades Educadoras
Alberto Salume defendeu a candidatura de Vitória e destacou as ações executadas pela PMV para tornar a cidade cada vez mais educadora

Durante o XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece na cidade de Cascais, em Portugal, houve a eleição do Comitê Executivo da Associação Internacional de Cidades Educadoras. E Vitória foi a terceira mais votada (teve 102 votos) para fazer parte do comitê, que é formado por 15 cidades do mundo todo. 

O assessor do Observatório de Indicadores da Prefeitura de Vitória, Alberto Salume, acredita que a capital capixaba foi uma das escolhidas em função dos excelentes dados que apresenta nas áreas de saúde, educação e também de qualidade de vida. 

"Não é difícil para mim falar de Vitória porque eu sou um apaixonado por nossa cidade. Estamos com um trabalho intenso para tornar nossa cidade cada vez mais inteligente e educadora, reconhecida por meio de indicadores nacionais como uma cidade que, apesar da crise, consegue manter a qualidade nos serviços públicos. Acreditamos que, com participação popular e gestão compartilhada, vamos avançar ainda mais", disse Alberto.

Congresso

Imagem divulgação
Congresso de Cidades Educadoras
Congresso Internacional de Cidades Educadoras reúne representantes de 24 diferentes países em Cascais, em Portugal

Até esta sexta (16), o Centro de Congressos do Estoril está sendo palco de debates relacionados com as questões da educação, ambiente, cidadania participativa e espaço público. Mais de 700 participantes de 118 cidades de 24 países diferentes participam do evento.

O tema do XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras é “Cidade, Pertença das Pessoas: Caminhos para a Coesão Social na Cidade”. Uma temática que envolve o compromisso das cidades para a coesão social a partir das pessoas e dos seus sentimentos de pertencer ao município.

Projetos apresentados pela PMV

-Projeto de Educação Ambiental com foco em resíduos "Vitória Cidade Limpa"
Secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouaim (Semmam)

-Observatório de Indicadores de Vitória: controle social e eficiência na gestão pública
Assessor do Observatório de Indicadores (Seges), Alberto Frederico Salume Costa

-Sistema dinâmico de melhoria contínua do programa Escola Segura no Trânsito da Vida
Gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação (Seme), Truman José vieira Júnior

-Artes visuais e educação integral nos espaços das cidades
Professora de Educação Artística Myriam Fernandes Pestana Oliveira (Seme)

Cidades Educadoras

A Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) é a articuladora da PMV junto à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). Além de agora fazer parte do Comitê Gestor de 2019 a 2022, a cidade de Vitória também é a “cidade-sede” dos 15 municípios brasileiros que fazem parte da Associação.
O objetivo da AICE é estimular e ajudar para que todas as ações feitas nas cidades tenham um viés educador.

Encontro Brasileiro

Como sede nacional dos municípios brasileiros, Vitória organizou e sediou o VII Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras, em abril de 2018.

Gestores de programas que promovem a cidadania em cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Amazonas se reuniram para falar sobre a construção da identidade educadora, que deve ser feita de forma compartilhada, bem como suas obrigações como gestores públicos para promover o conceito na sociedade.


Voltar ao topo da página