Notícias

Vitória e Curitiba trocam experiências e vivências na área da Educação

Publicada em 04/04/2018, às 14h45

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Fabrícia Kirmse/Seme
Secretárias de Educação de Vitória e Curitiba se reúnem em Vitória
Adriana Sperandio e Maria Sílvia Bacila trocaram experiências adotadas nas redes municipais de ensino de Vitória e Curitiba, respectivamente

A secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), a secretária de Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila Winkeler, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé. Também esteve presente o gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação da Seme, Truman José Vieira Júnior.

Maria Sílvia Bacila está em Vitória para participar do VII Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras, que acontece até sexta-feira (6) e é organizado pela Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace), com o apoio do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A secretária de Curitiba vai relatar no evento experiências da Educação de sua cidade.

Na conversa, as duas secretárias tiveram oportunidade de dialogar e compartilhar vivências, práticas e experimentos sobre diversos temas relacionados à Educação, entre eles, plano de carreira, política do tempo integral, política da Educação Especial, entre outros.

Projetos

Adriana Sperandio falou um pouco sobre o cadastro eletrônico unificado da Educação Infantil. A ferramenta foi desenvolvida para gerar dados que identificam a real demanda por matrículas por idade e região, permitindo que a Prefeitura possa planejar de maneira mais adequada a construção de unidades de educação infantil na cidade e também garanta conforto e comodidade para as famílias que pleiteiam uma vaga na rede municipal de ensino.

"É muito importante ter esses momentos de troca e conhecer experiências de outras cidades, assim como falar sobre as experiências de Vitória", destacou Adriana.

Durante a conversa, a secretária de Educação de Vitória também falou sobre a universalização das vagas na pré-escola, e a cobertura de quase 90% de atendimento às crianças de 0 a 3 anos. Já Maria Sílvia Bacila compartilhou a ampla experiência de Curitiba com a Educação Integral e também sobre o programa "Transformando Realidades: Equidade na Educação", desenvolvido na capital do Paraná.

"É sempre maravilhoso ter uma oportunidade como essa de compartilhar ideias e vivências", assinalou a secretária de Educação de Curitiba.


Voltar ao topo da página