Notícias

Vitória assina pacto pelo clima e sediará fórum de secretários de meio ambiente

Publicada em 28/11/2017, às 16h34 | Atualizada em 29/11/2017, às 15h51

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente
Secretário Luiz Emanuel, prefeito Luciano Rezende e Bruna Cerqueira (representante do Iclei) durante assinatura do Pacto pelo Clima e Energia

Vitória será sede do próximo Encontro do CB 27 - Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, em março ou abril de 2018. A indicação aconteceu durante a 29ª edição do evento, que acontece até esta quarta-feira (29), no Recife (PE), com a participação do secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Vitória, Luiz Emanuel Zouain.

"Já vínhamos conversando com os colegas secretários sobre a importância da instalação do fórum na capital dos capixabas. Afinal, Vitória é a única das capitais brasileiras a conviver diariamente com uma poluição atmosférica altamente impactante promovida por duas das maiorais mineradoras do planeta, e cabe ao CB27 a formação de uma vasta consciência coletiva em defesa do clima e contra a emissão de gases de efeito estufa e/ou poluentes" , destacou o secretário.

O Fórum CB 27 reúne os secretários de Meio Ambiente das 27 capitais brasileiras, incluindo o Distrito Federal, e foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, o COP 23, que aconteceu em Bonn, na Alemanha, em 2015.

Pacto

Paralelamente, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, participa na capital pernambucana da 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Na abertura dos trabalhos, na manhã desta última terça (28), o prefeito, acompanhado do secretário Luiz Emanuel, assinou o compromisso de Vitória com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (Brasil / América Latina e Caribe).

Com a assinatura, Vitória passa a ter o compromisso de implementar políticas e empreender medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se preparar para os impactos das mudanças climáticas mundiais, aumentando o acesso à energia sustentável e acompanhando o progresso em direção a esses objetivos.

"O aquecimento global era um tema que não estava no dia a dia das pessoas. Quando chuvas fora de hora começarem a inundar as cidades, secas, como nós tivemos no Espírito Santo durante três anos e fizeram com que todos começássemos a sofrer por falta d’água, excesso de calor, de frio, esse tema se tornou mundial. Então, Vitória quer estar à frente liderando e cumprindo o seu papel. Daí a importância da assinatura desse pacto", salientou o prefeito.

O Acordo de Paris de 2015, base de tudo para esse pacto entre os prefeitos, compromete-se a manter o aumento médio da temperatura global abaixo de 2ºC e a continuar os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC.

A partir de 2020, deve começar a funcionar um fundo de 100 bilhões de dólares anuais, em dinheiro público e privado, para ajudar aos países em desenvolvimento e pobres. Também a partir dessa data, torna-se obrigatório o exame mútuo a cada cinco anos do controle de emissões de gases com efeito estufa, a peça-chave para controlar gradualmente o aquecimento do planeta.

Participação de Vitória

Imagem divulgação
Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente
Secretário Luiz Emanuel Zouain fez uma palestra sobre as experiências de Vitória com a Educação Ambiental

No primeiro dia do evento, nesta última segunda (27), o secretário Luiz Emanuel Zouain, representando a Região Sudeste, fez uma palestra sobre as experiências de Vitória com a Educação Ambiental.

Abordou a lei 8.678/2014, que proíbe a circulação de carroças em Vitória e que virou modelo para outros estados do Brasil, e temas como a campanha de guarda responsável de animais, o projeto "Mangueando a Educação" e a lei 8.695/2014, que institui a Política Municipal de Educação Ambiental, além de destacar a luta da cidade contra as diversas formas de poluição, em particular o pó preto e o esgoto.

"Um terço do PIB brasileiro está nas capitais brasileiras, assim como as populações. O fórum entende que os secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras são o melhor início para você levar para todos os estados da Federação o debate sobre o clima", disse Luiz Emanuel, afirmando que não podemos deixar ultrapassar dois graus centígrados a temperatura do planeta nos próximos 20 anos, sob pena de vivermos situações catastróficas em um país litorâneo como o Brasil.

"Vamos levar o fórum para nossa cidade e mostrar para o Brasil a luz do que acontece na cidade de Vitória e do futuro que pretendemos viver", destacou o secretário Luiz Emanuel Zouain.


Voltar ao topo da página