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Vitória 467 anos: metas e tecnologia melhoram qualidade de vida na cidade

Publicada em 05/09/2018, às 16h35

Por Naira Scardua (nascardua@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo Seges

Baía de Vitória e Terceira Ponte

Prefeitura faz diversas ações para planejar e alcançar objetivos que melhorem a vida da população que vive e circula em Vitória

A Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) faz diversas ações para planejar e alcançar objetivos que melhorem a vida da população que vive e circula em Vitória, que completa 467 anos neste sábado (8). Uma delas é o Plano de Metas.

Plano de Metas

Depois de ouvir a população e fazer um diagnóstico de como cada setor se encontra, a equipe da Seges elaborou o Plano de Metas 2018-2020. Vários setores definiram os números que devem atingir até 2020. Números que são ações reais e mudanças significativas na vida dos moradores.

"Alcançar essas metas de forma tão eficiente, como tem sido, nada mais é do que ver os serviços cada vez melhores para a população. Os números, na prática, significam mais facilidade e bem-estar para os moradores. Tudo isso é fruto do empenho dos nossos servidores e o investimento feito pela administração", disse o secretário de Planejamento, Gestão e Comunicação, Vander Borges.

Tecnologia

Um dos setores que mais evoluem é o de inteligência. Para isso, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) otimizou o serviço em áreas de extrema importância para o bem-estar da população, como saúde, educação e segurança.

Na Educação, por exemplo, não há mais sorteio de vagas. Através da interligação informatizada das unidades, foi possível cruzar dados, saber, por exemplo, que o mesmo aluno estava na lista de espera de várias escolas. Além disso, hoje os pais podem ter acesso a toda vida escolar do filho, como faltas e notas através da internet.

Na Saúde, Vitória foi pioneira no Brasil no agendamento de consultas online tanto nas unidades de saúde quanto em alguns Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Isso eliminou o problema das filas. A média de pessoas que fazem a marcação online e não presencial é de mais de 90%. E a meta é melhorar ainda mais esses números principalmente nos bairros mais carentes.

Premiação

Prova desses resultados é que a capital ficou em primeiro lugar geral do ranking da 4ª edição do prêmio Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes e Conectadas) entre as cidades com até 500 mil habitantes de todo o País.

Entre as capitais, a colocação também é honrosa: Vitória ocupa o terceiro lugar geral, atrás apenas de São Paulo e Curitiba. Além disso, Vitória ocupa o primeiro lugar em Saúde pela quarta vez consecutiva (2015 a 2018), além de ser bicampeã em Educação (2016 e 2018).

Aplicativo Vitória Online

O aplicativo Vitória Online é um canal de interação direta com a Prefeitura, uma ferramenta importante da gestão compartilhada.

Através dele é possível, por exemplo, abrir um chamado no Fala Vitória 156 e acompanhar a resolução da demanda. Dá pra saber quais são as vagas de emprego disponíveis e se cadastrar para receber alertas de emprego para o seu perfil.

Também é possível saber onde estão os ônibus coletivos da capital em tempo real, agendar pedidos de documentos, marcar consultas médicas, ter informações sobre os pontos turísticos e até acessar o boletim escolar, se for aluno da rede municipal.

Como comemoração pelo aniversário de Vitória, está ganhando uma reformulação virtual e terá também o sistema de “realidade aumentada”, para que a pessoa aproxime o ícone do aplicativo em determinado ponto turístico e veja imediatamente todas as informações sobre o local.

Internet gratuita

Outro presente fresquinho que os moradores da capital estão ganhando são mais 80 pontos de internet gratuita da rede Vitória Online. Assim, cada vez mais pessoas podem ter acesso a todos esses serviços online que são oferecidos pela Prefeitura. A meta para esse ano é chegar a um total de 300 pontos, principalmente em unidades de saúde e de ensino.

Foto Divulgação

Observa Vix

Observa Vix é uma ferramenta de controle social, além de tornar os indicadores da administração municipal mais transparentes (Ampliar imagem)

Observa Vix

Sabia que qualquer pessoa pode ter acesso a dados do município de Vitória, como leitos da rede hoteleira na capital, número de bebês nascidos prematuros e até mesmo a quantidade de chuva em determinado período?

Tudo isso está no portal do Observatório de Indicadores (Observa Vix). Inclusive, os gastos do município também estão contalibilizados no portal. É mais uma ferramenta de grande valor para o modelo de gestão compartilhada para que todos tenham acesso aos dados do município de forma fácil e clara.

"O Observatório é uma ferramenta de suporte a tomadas de decisões, ou seja, com os dados em mãos, nós, gestores, poderemos tomar decisões mais assertivas. Podemos monitorar as políticas públicas e o progresso em direção à sustentabilidade", disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Vander Borges.

Leilões 

Os leilões têm se destacado por colocar nos cofres públicos dinheiro inesperado, que se reverte em benefícios para a população.

São carros que foram abandonados, computadores, móveis, iluminação que foi substituída por outra mais moderna e econômica. Tudo isso estava parado, só gerando despesas para o município. Através da Seges, a Prefeitura coloca tudo isso à venda através dos leilões. Nos últimos anos, foram realizados seis leilões, e a meta é fazer mais seis até o fim do ano. A partir de agora, os leilões também serão online, com uma abrangência muito maior.

No total, mais de R$ 1 milhão voltaram para os cofres do município, mais precisamente R$ 1.045.924,00, desde que os leilões começaram. Dinheiro que foi para o Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funseg), para a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) e para o tesouro municipal.

O secretário Vander Borges comemora a iniciativa: "É gratificante ver os investimentos nas áreas de segurança pública e luminárias que foram possibilitados a partir dos valores arrecadados com a realização dos leilões. Isso demonstra o zelo da Prefeitura de Vitória na aplicação e gestão dos recursos municipais", disse.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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