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Vitória 467 anos: cidade mais iluminada e trânsito mais seguro

Publicada em 06/09/2018, às 15h18

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Praça dos Namorados
Vitória adota ações para levar mais segurança aos motoristas nas vias da cidade
Diego Alves
Zona 30 no Bairro República
Zona de Velocidade Segura foi implantada no Bairro República

Humanizar e melhorar o trânsito e levar mais segurança aos motoristas são algumas das prioridades da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).

Estacionamento rotativo 

Uma das ações é a ampliação da quantidade de vagas de estacionamento rotativo. Vitória conta, hoje, com 5.107 vagas rotativas. O objetivo é garantir o rodízio de vagas ocupadas nas ruas, o que beneficia, principalmente, o acesso ao comércio local. 

Os parquímetros estão em operação na Praia do Suá, no Centro, no Parque Moscoso, na Praia do Canto, em Santa Lúcia, na Enseada do Suá, em Jardim da Penha, em Bento Ferreira e na Vila Rubim. A meta é chegar ao fim de 2020 com 6.188 unidades.

Zona Segura 

Ampliar as Zonas de Velocidade Segura nos bairros é uma das prioridades da Setran. Atualmente, o projeto, que prevê velocidade máxima de 30km/h no interior dos bairros, contempla três regiões na cidade, mas a proposta é chegar a sete nos próximos dois anos.

O objetivo é tornar a convivência entre motoristas e pedestres mais humanizada e segura, além de garantir a segurança viária. O sistema foi implantado este ano no Bairro República e já há estudos para funcionar em Bento Ferreira. Outro local que conta com o projeto é Bairro de Lourdes 

O Bairro República é um dos bairros que são referência no assunto. Com a implantação do projeto, chamado de Zona 30, a região ganhou nova sinalização, uma ciclofaixa e novo paisagismo.

O último local que recebeu a Zona 30 foi a via local da Adalberto Simão Nader, que dá acesso aos bairros República e Mata da Praia. A pista se tornou uma rua com velocidade de 30 km/h, contando com estacionamento em paralelo e sinalização adequada. 

Linha Verde

Os testes na Linha Verde deram bons resultados na orla de Camburi e o tempo médio gasto pelos ônibus, táxis e vans diminuiu. Veículos que praticam a carona solidária também podem usar a faixa. 

São quase quatro quilômetros de Linha Verde, e a expectativa é de que ela seja ampliada até o Hortomercado numa próxima etapa e, depois, até a rodoviária da capital.

Apesar das câmeras de fiscalização, a intenção da Prefeitura não é multar, mas conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitá-la.

"A intenção da Linha Verde não é a punição, mas sim a implementação de um projeto que favorece à coletividade e à mobilidade urbana", disse o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Luiz Paulo de Figueiredo.

Bike Vitória

Desde que foi implantado, em 2016, o Bike Vitória, que disponibiliza 300 bicicletas para compartilhamento em várias regiões da cidade, já realizou cerca de 560 mil viagens. O Bike Kids, que atende as crianças, já fez 5,5 mil passeios.

Bairro Iluminado

Vitória está com uma iluminação mais moderna e forte com a implantação do projeto Bairro Iluminado em diversos pontos. As vias de dezenas de bairros já estão mais claras e também garantem mais segurança aos moradores. O projeto já trocou, aproximadamente, 20 mil luminárias e já atendeu 55 bairros da cidade.

As lâmpadas de luzes amareladas, que são antigas e de vapor de sódio, deram lugar a luminárias de led ou de vapor metálico, com a cor branca e mais eficientes e econômicas. Elas direcionam melhor a luz, tornando a iluminação mais uniforme e, assim, aumentam também a visibilidade para pedestres, motoristas e ciclistas.

Foram contemplados estes locais: Nova Palestina, Resistência, Conquista, Ilha das Caieiras, Santo André, Redenção, São Pedro, Santos Reis, São José, Comdusa, Bairro República, Goiabeiras, Andorinhas, Maria Ortiz e Bairro de Lourdes. O bairro Jardim Camburi já está mais iluminado e Jardim da Penha também está recebendo as luzes novas.

Os principais corredores de Vitória também foram beneficiados, como avenidas Beira-Mar, Maruípe, Reta da Penha, Desembargador Santos Neves, Paulino Muller, Saturnino de Brito, Américo Buaiz, César Hilal, Vitória e Nossa Senhora dos Navegantes. A nova avenida Adalberto Simão Nader também recebeu a nova iluminação.

Porta a Porta 

Em Vitória, as pessoas com deficiência motora que dependem do uso de cadeira de rodas contam com o programa Porta a Porta, que abrange 100% das viagens agendadas desde o primeiro semestre deste ano. É uma oportunidade de elas realizarem suas tarefas e cumprirem seus compromissos com maior eficácia. Todas as demandas dos cadeirantes são atendidas na capital, não havendo limite para atendimento. Cerca de 270 pessoas já utilizam regularmente o serviço.

O transporte, que é gratuito, opera todos os dias da semana, inclusive feriados, das 4 horas à meia-noite. Todas as solicitações de agendamentos de viagens devem ser efetuadas previamente, por meio do 156 online. Um veículo adaptado com elevador e espaço para a cadeira e cinto de segurança busca o cadeirante no local previamente estabelecido e agendado e o encaminha ao seu destino, também em local e horário previamente combinados.

André Sobral
Rua Almirante Tamandaré na Praia do Suá - local da instalação dos parquímetros
Estacionamento rotativo passou a operar em vias da Praia do Suá
Leonardo Silveira
Linha Verde na Avenida Dante Michelini - Praia de Camburi
Linha Verde valoriza e prioriza o transporte coletivo de passageiros

Faixa Iluminada

Três importantes pontos na rodovia Serafim Derenzi, na Grande São Pedro, estão mais seguros para travessia a partir de um sistema de sinalização especial de faixa de pedestres, a Faixa Iluminada, que é pintada na cor verde.

Implantada em 2018, a sinalização luminosa já está funcionando em frente à Escola da Vida, em São Pedro; em Resistência, na altura da "Curva da Morte"; e em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, em Redenção.

Outras duas faixas iluminadas estão instaladas na avenida Marechal Campos (na altura do supermercado Epa) e na avenida Rio Branco (na altura da academia Vitória Sports).

As faixas servem de alerta durante o dia e, principalmente, à noite aos pedestres e aos condutores para avisar que pessoas atravessam a via. Os equipamentos emitem um alerta sonoro para o pedestre, que pode acionar o sistema por meio de um botão, e um sinal iluminado para o condutor. O sistema é alimentado por painéis solares conectados entre si por sinal wireless. 

Novos pontos de ônibus

A Setran já começou a fazer a troca de vários abrigos de ônibus nas avenidas e ruas mais movimentadas da cidade. Já foram instalados 40 novos abrigos de ônibus, que contarão com publicidade. Os pontos em melhores condições estruturais serão retirados e levados para outros bairros. A intenção é cobrir toda a cidade. 

Expansão

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Luiz Paulo de Figueiredo, o ano de 2018 foi importante e houve expansão de serviços que serviram à mobilidade e à segurança da capital. "Foram ações que contribuíram para implementação de novas políticas de transporte, trânsito e de infraestrutura viária e de iluminação pública".

Ele completou: "A cidade também está melhor iluminada. A Setran planejou, executou e regulamentou interdições de vias, além de promover muitas ações educativas em diversos pontos. A cidade também começa a ganhar novos abrigos de ônibus e estruturas melhores em pontos. Comemoramos também a ampliação do estacionamento rotativo e das estações do Bike Vitória, o aumento do número de permissões de táxi e a melhoria no serviço do Porta a Porta".

Leonardo Silveira
Iluminação de LED no calçadão da Praia de Camburi
Projeto Bairro Iluminado deixou cidade mais clara e iluminada, como na orla da praia de Camburi
Leonardo Silveira
Faixa de pedestres iluminada em frente à Escola da Vida
Faixa Iluminada traz mais segurança para a travessia dos pedestres

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