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Vitória 467 anos: ações para dinamizar economia e incrementar turismo

Publicada em 03/09/2018, às 18h26

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Bairro Jardim da Penha
Vitória conta com ações para incrementar a economia e gerar renda, além de promover o turismo

A Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV) tem realizado ações em vários setores para incrementar a economia e a geração de renda e tornar a capital, que completa 467 anos, ponto de lazer para visitantes de diversas regiões do País. Para isso, tem criado produtos (como o ônibus panorâmico de turismo), ampliado serviços e implementado oportunidades.

O presidente da CDV, Leonardo Krohling, destaca a mudança pela qual passou a empresa pública, que agregou setores ligados ao empreendedorismo, ao turismo e à inovação, trazendo melhorias para a cidade após o fim do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap).

"Várias ações da CDV estão sendo trabalhadas em parceria com a iniciativa privada. Temos desenvolvido produtos turísticos e a economia formal da cidade de maneira efetiva, por meio do incremento dos food trucks, das feiras comunitárias e novos pontos de atendimento ao empreendedor, além da oferta de crédito para incentivar o negócio", disse.

Krohling ainda complementou: "Também estamos trabalhando na área de inovação, com a construção do Centro de Inovação e a ocupação da Fábrica de Ideias, que também vai receber empresas do setor de tecnologia. Vitória precisa continuar se desenvolvendo, recebendo investimentos e atraindo empresas de fora para ser a capital do empreendedorismo, dos negócios e do turismo".

Novos produtos

A circulação do primeiro ônibus panorâmico de turismo faz parte dessa estratégia de novos produtos. Em operação desde junho, o veículo, que tem a parte superior aberta para os passageiros terem uma visão privilegiada e ampla da cidade, circula às quartas-feiras e aos sábados, domingos e feriados.

A cidade também ganhou o monumento Vitória 360 Graus, escultura anamórfica que forma o nome da cidade na altura da Curva da Jurema.

O turismo de observação de baleias jubarte tem atraído cada vez mais moradores, turistas e pesquisadores pela praticidade no deslocamento e tempo para chegar até as espécies. Cerca de 300 pessoas já fizeram esse passeio. Esse novo segmento conta, inclusive, com um diagnóstico no qual é possível pesquisar mapas, tabelas e gráficos sobre as baleias, além de um almanaque para alunos da rede municipal de ensino aprenderem sobre o tema.

Ainda na área de lazer, guias de turismo que atuam na cidade receberam capacitação para prestar um atendimento mais qualificado às pessoas que vêm à capital. Os visitantes passaram a contar também com novo grupo de condutores de ecoturismo para passeio nas trilhas no Parque da Fonte Grande.

O turismo esportivo também foi desenvolvido. O torneio internacional de canoa havaiana Ilha de Vitória Challenge, realizado em julho, movimentou o setor e apresentou ao mundo as belezas da cidade, com a participação de 125 atletas de várias partes do país e do exterior.

André Sobral
Vitória 360
Monumento Vitória 360 Graus virou atrativo turístico na região da praia da Curva da Jurema

Tradição

A tradição e a cultura locais também foram resgatadas. A área de queima da panela de barro do Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, passou por obras de urbanização. Com o novo espaço, as artesãs têm mais conforto e segurança em seus trabalhos e os vistantes podem ver de perto a arte de fazer esse utensílio no qual são feitas a torta e a moqueca capixabas, pratos ícones da culinária de Vitória e do Espírito Santo.

O Cais do Hidroavião, edificação localizada na região de Santo Antônio, teve edital de chamamento público lançado para escolha de uma empresa que fará a gestão do espaço com ações e atividades voltadas para as áreas cultural, histórica, turística, de artesanato e de empreendedorismo.

Negócios

Os empreendedores da capital passaram a contar com mais opções para incrementar e movimentar seus negócios. O município tem ofertado acesso ao crédito com taxas diferenciadas, visando à expansão de um pequeno empreendimento ou mesmo à formalização dele. Desde julho passado, o Centro de Apoio ao Empreendedor ganhou mais uma unidade na Grande São Pedro, além da existente em Maruípe.

A comercialização de alimentos nos food trucks foi implementada com a realização, em maio passado, de novos sorteios de vagas para atuação em vias situadas em diferentes pontos da cidade. E as feiras comunitárias deram mais oportunidade para expositores, com a ampliação do número de vagas na área de alimentos e mais cursos voltados para a melhoria do atendimento ao cliente.

Após a gestão das praias passar da União para a capital, a Prefeitura de Vitória promoveu licitação para escolha de empresa que fará a gestão dos 14 quiosques ao longo da orla de Camburi.

Inovação

O primeiro andar do Centro de Inovação está pronto e os operários estão retirando as formas das colunas do segundo pavimento. O local será o ponto de partida de uma proposta inovadora e contribuirá para o desenvolvimento sustentável de Vitória, além de estar voltado para empresas de base tecnológica.

Também na área de inovação, a Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, recebeu equipamentos de Tecnologia de Informação (TI) que irão potencializar as pesquisas de projetos de virtualização (realidade virtual e aumentada) no espaço. A doação de mais de R$ 4 milhões em equipamentos realizada pela Vale vai permitir a criação de um centro de processamento de dados completo no local.

Ainda na Fábrica de Ideias, a parceria com o Ifes tem possibilitado a realização de cursos voltados para o empreendedorismo em áreas que são vocações de Vitória, como serviços, economia criativa e turismo, e para o desenvolvimento de start ups e capacitação de empresas incubadoras para executar novas ideias


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