Notícias
Viradão Vitória: 88 atrações em 30 horas de programação
Publicada em 28/08/2018, às 17h08 | Atualizada em 03/09/2018, às 19h10
Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi
Com a proposta de apresentar a diversidade cultural capixaba durante 30 horas, o Viradão Vitória chega à3ª edição, nos dias 7 e 8 de setembro, das 16 horas de sexta-feira às 22 horas de sábado, no Centro Histórico, dentro das comemorações de 467 anos de Vitória.
Na programação, 88 atrações que passeiam por diversos estilos musicais: do rap ao samba, do rock à MPB, do congo à música instrumental, além do teatro, da dança, da literatura e da participação dos coletivos e produtores culturais do Centro, criando um olhar plural sobre a produção cultural local.
Atrações
Seguindo a tendência de ser um evento plural, o Viradão Vitória abre espaço para atrações convidadas que ampliam o intercâmbio entre a capital e o que acontece culturalmente em outras partes do Brasil. Neste ano, as atrações convidadas do Viradão Vitória são o cantor capixaba Silva, a cantora nortista Dona Onete e a carioca Nina Becker.
Edital e artistas selecionados
A programação do Viradão Vitória foi organizada a partir de edital público, elaborado com o objetivo de tornar mais transparente e democrática a escolha e participação dos agentes da cultura, que selecionou artistas e produtores culturais de diferentes linguagens: música, teatro, performance, dança, literatura, vídeo mapping e outras.
Bandas novas
Um dos diferenciais deste ano é o palco destinado à apresentação de bandas novas. Os artistas foram selecionados por meio de edital público. Poderiam se inscrever banda, conjunto ou grupo com até dois anos de carreira, com repertório autoral ou não, de qualquer estilo musical.
Espaços públicos abertos
Boa parte das apresentações acontecerá em espaços públicos abertos, como o Parque Moscoso, as ruas Sete, Gama Rosa e Professor Baltazar, as praças Oito e Ubaldo Ramalhete, além da escadaria do Rosário e da avenida Jerônimo Monteiro.
Espaços culturais edificados
Além da rua, espaços públicos culturais do Centro receberão parte da programação do Viradão Vitória. São eles: Casa Porto das Artes Plásticas, Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi (Fafi), Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, Galeria Homero Massena, Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) e Palácio Anchieta.
Festival de Cinema de Vitória
Um dos festivais de cinema mais importantes do País, que comemora 25 anos em 2018, o Festival de Cinema de Vitória, também faz parte do Viradão Vitória. Além da programação cinematográfica, o lounge do evento receberá uma série de atividades, com destaque para o pocket show da cantora e atriz Zezé Motta.
Coletivos e produtores do Centro
Comprovando o potencial do Centro Histórico para a produção cultural, o Viradão Vitória conta com a parceria de seis agentes culturais (produtores, coletivos, grupos e outros) que estão instalados na região. São eles: Casa da Stael, Galeria Virginia Tamanini, Má Companhia, Mercado do Vinil, O Parque e Espaço Vintage.
Trânsito, táxis e ônibus
O evento Viradão Vitória fará com que haja interdição total de vias de Vitória entre os dias 6 e 9 de setembro. Haverá também reforço de táxis no ponto da praça Costa Pereira.
Segurança
Nos locais de interdição no Centro de Vitória, agentes de trânsito estarão dispostos em diferentes pontos para orientar o fluxo de veículos e informar aos motoristas as rotas alternativas. A Guarda Civil Municipal de Vitória também escalou agentes de proteção comunitária para atuar no Centro da Capital.
Limpeza pública
A varrição diurna e noturna da cidade será mantida. Durante todo o evento haverá limpeza contínua nos locais públicos destinados às apresentações. Além disso, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (ASCAMARE) estará presente durante todo o evento fazendo a coleta seletiva de resíduos.
Banheiros
O público que for conferir o Viradão Vitória vai contar com 130 banheiros químicos, espalhados por todo o trajeto do evento. Parte deles com acessibilidade para pessoas com deficiência e/ ou mobilidade reduzida.
Cadastro de moradores
O morador que reside no Centro, no perímetro em que acontecerão as interdições de trânsito, terá direito a um trânsito livre para circular na região. O cadastro será feito na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, nesta quarta-feira (29) e na quinta-feira (30), das 11 às 18 horas. Os interessados devem levar um documento com foto, documentos do veículo e comprovante de residência.
A partir desta quarta-feira, a equipe do Papo da Cidade também irá realizar uma série de visitas para apresentar o evento Viradão Vitória para os moradores da região e explicar todo o funcionamento e logística do projeto, além das informações sobre o cadastro para o trânsito livre.
Matéria relacionada
Viradão Vitória: variedade gastronômica com food trucks e cervejarias