Notícias
Verão no Parque leva brincadeiras e educação ambiental para Santo Antônio
Publicada em 18/01/2019, às 17h52
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
A diversão tomou conta da Prainha de Santo Antônio na tarde desta sexta-feira (18). O local recebeu o projeto "Verão no Parque", que levou para o local brincadeiras e ações educativas. No domingo (20), o projeto desembarca na praça do campo do Hi-Fi, em Goiabeiras, das 8 às 12 horas.
As crianças têm a chance de brincar nos brinquedos infláveis do projeto "Brincar nos Bairros", da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp).
O projeto Agente Mirim também dá a possibilidade de a garotada entrar no carro da Guarda Municipal, falar no rádio, acionar a sirene e subir no quadriciclo.
No circuito minitrânsito, os pequenos aprendem a importância de seguir as regras de trânsito desde cedo. Na ocasião, eles entram em um carrinho de brinquedo e seguem pela pista de trânsito, obedecendo à sinalização e às orientações do agente.
Os visitantes também participam de aulas de ginástica e dança. Todo local que recebe o projeto ainda ganha uma obra de grafite, executada por jovens do Núcleo Afro Odomodê.
Educação Ambiental
O projeto "Vitória Cidade Limpa" fez ações educativas na Prainha. A proposta foi sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância da segregação, do acondicionamento e do descarte adequado dos resíduos, bem como a atenção aos horários de coleta. Para isso, educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) fizeram abordagens educativas na orla da Prainha.
A equipe também ofereceu jogos educativos. O jogo "Separe os Resíduos" possibilita que cada participante tenha a oportunidade de conhecer e entender onde descartamos cada tipo de resíduo.
A "Pescaria Ecológica" permite que cada jogador identifique o que não deveria estar presente nas águas de praias e rios, permitindo que ele retire desse ambiente resíduos descartados inadequadamente.
Dentro da oficina de reaproveitamento de materiais, a garotada e os adultos puderam aprender brincando a importância de reaproveitar materiais e de reciclar, confeccionando um brinquedo de bolinha de sabão a partir de garrafas pet usadas que não foram parar na lixeira.
As crianças também ganharam uma pintura de rosto com desenhos de animais marinhos.
Conhecimento
"A gente aproveita o momento de lazer para transmitir mensagens e valores importantes. Como o ambiente é agradável e estimulante, é muito mais fácil absorver conhecimento", disse o coordenador do projeto e assessor adjunto da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Bruno Malias.
O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Segurança Urbana (Semsu), Saúde (Semus), Meio Ambiente (Semmam), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Esportes e Lazer (Semesp).
Programação
O projeto acontece até fevereiro.
20 de janeiro (domingo)
Praça de Goiabeiras (campo do Hi-Fi) - 8h às 12h
25 de janeiro (sexta)
Parque Moscoso - 16h às 20h
1º de fevereiro (sexta)
Parque Mangue Seco - 16h às 20h
8 de fevereiro (sexta)
Parque Baía Noroeste - 16h às 20h
10 de fevereiro (domingo)
Praça de Itararé – 8h às 12h
15 de fevereiro (sexta)
Praça de Santa Teresa – 16h às 20h