Notícias

Verão no Parque leva brincadeiras e educação ambiental para Santo Antônio

Publicada em 18/01/2019, às 17h52

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Projeto
Brinquedos infláveis fizeram a alegria da garotada em Santo Antônio
Flávio Almeida
Projeto
Crianças aprenderam normas de trânsito no circuito da Setran

A diversão tomou conta da Prainha de Santo Antônio na tarde desta sexta-feira (18). O local recebeu o projeto "Verão no Parque", que levou para o local brincadeiras e ações educativas. No domingo (20), o projeto desembarca na praça do campo do Hi-Fi, em Goiabeiras, das 8 às 12 horas.  

As crianças têm a chance de brincar nos brinquedos infláveis do projeto "Brincar nos Bairros", da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp).

O projeto Agente Mirim também dá a possibilidade de a garotada entrar no carro da Guarda Municipal, falar no rádio, acionar a sirene e subir no quadriciclo.

No circuito minitrânsito, os pequenos aprendem a importância de seguir as regras de trânsito desde cedo. Na ocasião, eles entram em um carrinho de brinquedo e seguem pela pista de trânsito, obedecendo à sinalização e às orientações do agente.

Os visitantes também participam de aulas de ginástica e dança. Todo local que recebe o projeto ainda ganha uma obra de grafite, executada por jovens do Núcleo Afro Odomodê. 

Flávio Almeida
Projeto
Moradores receberam dicas do Serviço de Orientação ao Exercício
Divulgação Semmam
Educação Ambiental
Equipe da Semmam fez abordagens educativas sobre descarte correto de resíduos

Educação Ambiental

O projeto "Vitória Cidade Limpa" fez ações educativas na Prainha. A proposta foi sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância da segregação, do acondicionamento e do descarte adequado dos resíduos, bem como a atenção aos horários de coleta. Para isso, educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) fizeram abordagens educativas na orla da Prainha. 

A equipe também ofereceu jogos educativos. O jogo "Separe os Resíduos" possibilita que cada participante tenha a oportunidade de conhecer e entender onde descartamos cada tipo de resíduo.

A "Pescaria Ecológica" permite que cada jogador identifique o que não deveria estar presente nas águas de praias e rios, permitindo que ele retire desse ambiente resíduos descartados inadequadamente.

Dentro da oficina de reaproveitamento de materiais, a garotada e os adultos puderam aprender brincando a importância de reaproveitar materiais e de reciclar, confeccionando um brinquedo de bolinha de sabão a partir de garrafas pet usadas que não foram parar na lixeira.

As crianças também ganharam uma pintura de rosto com desenhos de animais marinhos.

Conhecimento

"A gente aproveita o momento de lazer para transmitir mensagens e valores importantes. Como o ambiente é agradável e estimulante, é muito mais fácil absorver conhecimento", disse o coordenador do projeto e assessor adjunto da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Bruno Malias.

O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Segurança Urbana (Semsu), Saúde (Semus), Meio Ambiente (Semmam), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Esportes e Lazer (Semesp).

Programação

O projeto acontece até fevereiro.

20 de janeiro (domingo)
Praça de Goiabeiras (campo do Hi-Fi) - 8h às 12h

25 de janeiro (sexta)
Parque Moscoso - 16h às 20h

1º de fevereiro (sexta)
Parque Mangue Seco - 16h às 20h

8 de fevereiro (sexta)
Parque Baía Noroeste - 16h às 20h

10 de fevereiro (domingo)
Praça de Itararé – 8h às 12h

15 de fevereiro (sexta)
Praça de Santa Teresa – 16h às 20h

Flávio Almeida
Projeto
Flávio Almeida
Projeto

Voltar ao topo da página