Notícias

Venda e consumo do caranguejo estão liberados a partir desta quinta

Publicada em 29/01/2015, às 09h46

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ação de Fiscalização Caça Predatoria de Caranguejo
Redes artesanais foram encontradas no manguezal durante fiscalização
André Sobral
Ação de Fiscalização Caça Predatoria de Caranguejo
Fiscais localizaram rede predatório durante o período de andada

O consumo, a cata e a venda de caranguejo em Vitória estão liberados a partir desta quinta (29), já que nesta última quarta (28) terminou o período da primeira andada do caranguejo-uçá deste ano.

No entanto, a segunda andada já começa no dia 5 de fevereiro e vai até o dia 11. Será feito um balanço da fiscalização para nortear estratégias para inibir crimes ambientais nos próximos períodos de acasalamento e defeso do crustáceo.

No último dia da andada, as equipes de fiscalização, monitoramento e educação ambiental agiram por terra para fiscalizar o ecossistema. Muitas redes artesanais foram retiradas dos mangues na última terça-feira (27).

Desde o dia 19, a equipe da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou abordagem educativa nos quiosques da Curva da Jurema e Camburi, bem como nos estabelecimentos que comercializam caranguejos em Jardim Camburi, Jucutuquara, Santo Antônio, Jardim da Penha e Praia do Canto.

Para a nova andada, a bióloga e educadora ambiental Juliana Conde já adianta: "Não será permitido o comércio do caranguejo uçá de forma alguma, mesmo que sua procedência seja de outro estado, como Bahia e Maranhão, como eram costumes de alguns estabelecimentos em outros anos".

Quem for flagrado capturando o animal durante esse período será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades.

André Sobral
Ação de Fiscalização Caça Predatoria de Caranguejo
André Sobral
Ação de Fiscalização Caça Predatoria de Caranguejo

Voltar ao topo da página