Notícias
Utensílios domésticos recolhidos no Papa-Móveis são doados para 10 famílias
Publicada em 19/06/2015, às 12h48
Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Isis Morais
Esta sexta-feira (19) foi dia de entrega de móveis e eletrodomésticos na Unidade de Transbordo, em Resistência, e de muita alegria. Dez famílias foram atendidas com a doação de 25 utensílios domésticos, entre móveis e eletroeletrônicos. Mas de onde vieram esses materiais?
Quando moradores de Vitória compram móveis e eletrodomésticos e precisam descartar aqueles que já não servem mais, eles podem contar com o serviço Papa-Móveis. Assim, sofá, cama, cadeira, mesa, geladeira, fogão, televisão, armário, entre outros utensílios domésticos, podem ser recolhidos pela Prefeitura de Vitória e ter um destino bem diferente do comum.
O recolhimento desses materiais evita que eles sejam descartados em vias públicas ou destinados ao aterro sanitário e, ainda, possibilita doações dos mesmos para famílias que precisam. O serviço é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse), que recolhe todo o material gratuitamente, mediante solicitação dos moradores de Vitória por meio do Fala Vitória 156.
Famílias comemoram
A operadora de caixa Vanusa Toreta, que ganhou uma máquina de lavar, concorda que o Papa-Móveis ajuda a população. "É um serviço muito importante. Tudo o que eu tenho foi doado por alguém. Para muitos, aquilo que não serve é de grande utilidade para muita gente", explicou.
A auxiliar de serviços gerais Juliana Vieira Pereira afirmou que seu sonho foi realizado. "Realizou meu sonho. Graças a Deus, foi uma luz. Minha casa não tinha nada e eu não tinha condições de comprar. Eu ganhei uma geladeira, um sofá, uma bicama e uma máquina de lavar", contou.
A diarista Rita Aparecida Porto também foi contemplada com uma doação. "Hoje, eu ganhei meu fogão. Tem gente que não tem como comprar. É muito importante mesmo descartar de forma certa e ainda ajuda quem precisa", destacou.
A pensionista Aurenita Maria de Jesus, que foi a primeira da fila na entrada da Unidade de Transbordo, levou um jogo de sofá e uma mesa. "Acho muito bom isso. É importante passar os utensílios para quem precisa", disse.
Doação
A gerente de Recebimento, Beneficiamento e Destinação da Semse, Mitsue Miyachiro, lembra a importância do reaproveitamento e da doação. "Todo material recolhido passa por uma triagem, na qual verificamos o que pode ser doado ou não. Os que podem são doados para pessoas que fazem pedidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os que não podem ser reaproveitados são enviados às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, gerando renda para os catadores", esclareceu a gerente.
Dos utensílios doados, a moradora de Santos Reis Nancy Maria Matias foi contemplada com alguns móveis, como cama, colchão de solteiro, colchão de casal, rack e televisão. "Estava precisando muito dos móveis. Foi quando fiz a inscrição no Cras de São Pedro I. Eu esperei, mas foi uma espera positiva. Consegui o que precisava", relata Nancy.
Importância do recolhimento
O secretário municipal de Serviços, Fernando Rocha, explicou que, além da importância de recolher móveis e materiais de grandes volumes que poderiam ir para locais indevidos, é possível realizar a doação do material para as famílias que fizeram os pedidos por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Solicitação
Para solicitar o serviço, o morador deve entrar em contato com o Fala Vitória 156, onde é realizado um cadastro da demanda, gerando um número de protocolo para que seja agendado o dia e turno do serviço de recolhimento do material a ser descartado. É preciso lembrar que o material deverá estar em local de fácil acesso, já que a equipe não pode entrar em casas ou apartamentos.
"O Papa-Móveis é um serviço adicional da Secretaria de Serviços que induz as pessoas a adotar atitudes que levam à redução da má prática do lançamento de móveis, equipamentos eletroeletrônicos e outros materiais volumosos em vias públicas, quintais, terrenos baldios e manguezais, contribuindo, assim, para a melhoria de qualidade de vida da cidade", explicou a coordenadora de Operações de Coleta de Resíduos Especiais, Jaqueline Graziela Malacarne.
Dados
Neste ano, foram recebidos 1.994 chamados para o serviço, sendo realizados 1.941 recolhimentos. A Semse esclarece que as equipes do Papa-Móveis possuem um prazo de até 10 dias corridos para realizar o recolhimento. Em 2014, foram 5.736 chamados e 4.405 recolhimentos.