Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

US do bairro Grande Vitória leva ações de saúde e artesanato para idosos

Publicada em 07/11/2018, às 14h46

Por Alexandre Lemos (aljunior@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus

Tecendo a vida na US Grande Vitória

Dona Vera Marlene Vicente Suzano destacou importância do projeto "Tecendo a vida na Melhor Idade" (Ampliar imagem)

Tecendo a vida na US Grande Vitória

Idosos terão encontros quinzenais para trabalhar artesanato e ainda ter acesso a serviços de saúde (Ampliar imagem)

Dona Vera Marlene Vicente Suzano, de 66 anos, mora sozinha no bairro Estrelinha. Na manhã desta quarta-feira (7), ela foi se encontrar com um grupo de idosos bem próximo de sua residência.

Durante toda a manhã, ela conversou sobre saúde com profissionais da área, trocou ideias com outros idosos e fez artesanato. As atividades integram o projeto "Tecendo a vida na Melhor Idade", desenvolvido pela Unidade de Saúde (US) Grande Vitória.

"Foi importante para mim e também para outros idosos. Saímos de casa, nos comunicamos, nos distraímos. Há muitos idosos no bairro, e essa iniciativa fez com que pudéssemos nos encontrar. É bom ter encontro com conhecidos há décadas", contou Vera.

Projeto

O projeto "Tecendo a vida na Melhor Idade" faz parte do trabalho prático de conclusão do curso de formação inicial de agentes de saúde ofertado pela Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus). A intenção é levar serviços básicos até os idosos em encontros quinzenais e trabalhar artesanato com o grupo.

A iniciativa é da agente de saúde Ozeni Maria Soares Silva, da US Grande Vitória, que atua na região há três anos. "Aqui há muitos idosos e nem todos têm mobilidade para ir até a unidade. Então, por que não levar alguns serviços até eles? Com isso, senti-me desafiada e elaborei o projeto", relatou a agente.

Serviços para os idosos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece atendimento especializado para os idosos da cidade através do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI), que oferece atendimento em geriatria e gerontologia.

Os serviços são destinados a pessoas com idade acima de 60 anos que moram em Vitória e têm agravos de saúde que comprometem a capacidade funcional (autonomia e independência) provocados por doenças não transmissíveis e incapacitantes comuns no envelhecimento, como Parkinson, demências, Acidente Vascular Cerebral, entre outras.

O encaminhamento ao Crai é feito pelo médico na Unidade Básica de Saúde do território onde o idoso reside, sendo precedido de avaliação clínico-funcional pela equipe responsável por seu acompanhamento.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site