Notícias

Unidade de saúde faz ação de conscientização sobre o tabagismo em Santo Antônio

Publicada em 05/05/2017, às 12h43 | Atualizada em 05/05/2017, às 13h23

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


Samira Gasparini
Tabagismo
Ação visa conscientizar as pessoas sobre os malefícios provocados pelo cigarro

Largar o fumo é uma medida muito importante para melhorar a qualidade de vida e evitar doenças. Por isso, a Unidade Básica de Saúde (USB) de Santo Antônio vai realizar, neste sábado (6), das 8 às 13 horas, uma ação de conscientização sobre o combate ao tabagismo, com o tema "Saúde no território! Viva sem cigarro! Nós podemos te ajudar".

Com o apoio das equipes de Estratégia de Saúde da Família e também do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), serão realizadas as seguintes ações: aferição de pressão, teste de glicemia capilar e pesagem do Bolsa Família (pesagem e medição). Também haverá coleta de preventivo e atendimento odontológico para fumantes e usuários do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), mas, para estes dois serviços, é necessário o agendamento antecipado na recepção da unidade.

O evento também irá contar com roda de conversa sobre alimentação saudável e Bolsa Família, além de uma ilustração da Boneca Altina. Batizada com esse nome por ser "filha do Alcatrão e da Nicotina", ela é usada para mostrar aos pacientes quão maléfico é o ato de fumar. Por meio de uma bomba de pulsão, ela fuma e registra em um filtro de papel a cor escura resultante dos componentes do cigarro.

"Vamos fazer abordagens a todos aqueles que despertarem o desejo de parar de fumar, e os interessados serão cadastrados e encaminhados ao Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT)", diz a diretora da UBS de Santo Antônio, Cathiana do Carmo Dalto Banhos.

Abordagens

Os profissionais de saúde realizam intervenções que vão desde a abordagem básica à abordagem intensiva, por meio da inclusão no Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT) ou individualmente. A intensiva atualmente é ofertada em 27 unidades de saúde, com exceção das unidades de Ilha de Santa Maria, Bonfim e Bairro de Penha.

Os profissionais de saúde conscientizam fumantes sobre os efeitos maléficos do uso contínuo do tabaco, preparando-os para largar o cigarro.


Voltar ao topo da página