Notícias

Unidade de Inclusão Produtiva de São Pedro vira fábrica de bolsas e de talentos

Publicada em 28/09/2017, às 16h33 | Atualizada em 28/09/2017, às 16h33

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Inclusão Produtiva
Alunos aprendem a confeccionar bolsas na Unidade de Inclusão Produtiva de São Pedro
André Sobral
Inclusão Produtiva
Alunos capricham na costura e no acabamento para apresentar bem o produto na hora de ganhar uma renda extra

A Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) de São Pedro virou uma fábrica de bolsas e de talentos. As 12 alunas e o único aluno do curso "Confecção de Bolsas" estão produzindo sacolas, aplicando enfeites, caprichando nos acabamentos e o mais importante: planejam aumentar a renda familiar com o novo aprendizado.

A animação tem um motivo especial: a primeira produção da turma vai embalar lembranças de Vitória que o prefeito Luciano Rezende oferece nas visitas que faz ou recebe. Nesta semana, os alunos estiveram no gabinete do Palácio Municipal para entregar os produtos. O modelo, com a tradicional panela de barro e peixinhos, foi proposto pela oficineira Eliete Barreto dos Anjos Pereira.

Entusiasmo

"Uma bolsa eu já vendi para uma irmã da igreja. O que a gente aprende não é para ficar guardado", disse, entusiasmada, Dalila de Barros Matos.

Elidiana Gusmão dos Santos disse que já tinha visto algumas aulas na internet, mas gostou mesmo das aulas presenciais da UIP. "Vou colocar os bombons que faço aqui dentro e vender. Minha bolsa vai ser parte da apresentação do meu trabalho", disse.

Gleidson Gomes, de apenas 18 anos de idade, reina como único homem da turma. Ele também espera poder vender sua produção. "Estou pensando em fazer mochilas para os rapazes levarem para academia", disse o aluno mais jovem da turma.

Experiência

A professora estimula as ideias dos alunos. "Eu mesma comecei fazendo dois cursos de geração de renda aqui na UIP. Consegui ganhar um dinheiro e hoje estou passando minha experiência para novos alunos", conta Eliete.

A turma foi iniciada no último dia 18 e será encerrada no próximo dia 6. Todo o material utilizado é gratuito e os alunos com 75% de frequência recebem certificado.

Como todos os cursos do Serviço de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Confecção de Bolsas a prioridade é atender pessoas assistidas pelos programas sociais do município como usuários do Creas e do Cras, egressos do sistema prisional e participantes dos Cajuns.

André Sobral
Inclusão Produtiva
Aulas também ensinam os alunos a fazer desenhos e enfeites nas bolsas
Diego Alves
ENTREGA DAS BOLSAS DA INCLUSÃO PRODUTIVA
Primeira produção da turma vai embalar lembranças de Vitória que o prefeito Luciano Rezende oferece nas visitas que faz ou recebe

Voltar ao topo da página