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Torpedo: 16 unidades de saúde têm nota acima de 9 em janeiro

Publicada em 05/02/2018, às 15h19 | Atualizada em 05/02/2018, às 15h20

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini

Fachada da Unidade de Saúde de Maruípe

Unidade de Maruípe foi a US que recebeu a melhor avaliação em janeiro

O último levantamento do Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS mostrou que as unidades de saúde, os Pronto-Atendimentos (PA’s) e os Centros Municipais de Especialidades (CME’s) obtiveram, juntos, uma média de 8,89 no mês de janeiro de 2018.

A US de Maruípe, mais uma vez, foi a que recebeu a maior nota no último mês, com 9,48. Outras 15 unidades receberam uma nota superior a 9: Santa Luiza (9,42), Jesus de Nazareth (9,29), Bairro do Quadro (9,28), Vitória (9,28), Itararé (9,27), Praia do Suá (9,27), Ilha de Santa Maria (9,25), Bairro República (9,23), Fonte Grande (9,22), Jardim da Penha (9,22), Jardim Camburi (9,20), Maria Ortiz (9,20), Santo Antônio (9,14), Santa Martha (9,07) e Consolação (9,03). Todas as outras oito unidades conquistaram nota acima de 8,5.

Centros Municipais e PA

Os Centros Municipais de Especialidades (CME´s) Vitória e São Pedro também foram bem avaliados, com notas 9,41 e 9,24, respectivamente. Os PA's de São Pedro e Praia do Suá obtiveram, respectivamente, as notas 8,08 e 7,88.

Pensando em melhorar os serviços oferecidos, o diretor do PA da Praia do Suá, Manoel Coutinho Pimentel Junior, desenvolveu um projeto para satisfazer ainda mais os usuários. 

O setor administrativo realiza semanalmente ligações para os usuários que deram notas baixas, promovendo uma escuta qualificada e atentando-se aos motivos que levaram o paciente a atribuir notas insuficientes ao atendimento.

"A necessidade de identificar os fatores que mais interferiram no grau de satisfação dos clientes e que impactaram a nota do serviço oferecido pelo PA da Praia do Suá foi a principal razão que impulsionou a realização desse projeto. Podemos levar em conta que a avaliação dos serviços de saúde permite congregar as dimensões da garantia de qualidade dos serviços prestados e contribuir para a revisão e reorientação dos processos de trabalho e das intervenções em saúde", disse Coutinho.

André Sobral

Mão segurando um aparelho celular

Usuário recebe no celular um torpedo para avaliar os serviços com uma nota (Ampliar imagem)

Sistema

O sistema, realizado pela Gerência de Regulação, Controle e Avaliação, tem como objetivo garantir a qualidade da rede de saúde e conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

Por isso, após 24 horas de cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliar os serviços com uma nota (0 a 10) ou qualificá-lo em forma de texto.

"Nosso desafio é garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde e promover a melhoria do acesso à população. A avaliação por torpedo é importante porque nos ajuda a apontar onde é preciso melhorar ainda mais, tornando o atendimento mais justo e mais humano", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.


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