Notícias

Tarde de lazer para famílias e seminário celebram Dia da Pessoa com Deficiência

Publicada em 18/09/2017, às 08h00 | Atualizada em 18/09/2017, às 12h03

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
Um ano de educação física adaptada no CRPD
Famílias participarão de tarde de lazer no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência

Uma tarde de lazer em família vai acontecer nesta terça-feira (19), no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) de Vitória. A programação, das 13 às 17 horas, inclui atividades lúdicas, pipoca, algodão-doce e lanches para as crianças assistidas no local e até massagem relaxante para os familiares, especialmente as mães.

No dia 21, o momento será de discussão sobre os temas "Acessibilidade" e "Paradesporto", das 13 às 17 horas, no auditório da Casa do Cidadão. 

Os dois programas vão marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e têm por objetivo chamar a atenção para a necessidade da inclusão efetiva dessas pessoas na sociedade. A entrada é gratuita.

Tarde de Lazer

Teatro de fantoches, brincadeiras acessíveis, pintura no rosto e massagens relaxantes estão programadas para a tarde de lazer com a família no CRPD, em Segurança do Lar. Os fantoches serão levados por Arneida Coutinho Carvalho, mestra em Educação Inclusiva, que está estreando nessa linguagem cênica.

Já as massagens serão realizadas por pessoas com deficiência visual. Para o público que prestigiar o evento, será servido um lanche.

O CRPD fica na avenida Professor Fernando Duarte Rabelo, 70, em Segurança do Lar. Telefone: (27) 3327-5236

Seminário

Carlos Antolini
Ação com Usuários do CRPD no Aeroporto de Vitória
Acessibilidade para pessoas com deficiência será debatida durante o seminário

Já no dia 21, será realizado o III Seminário de Comemoração pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Este ano, o tema é “Acessibilidade das Pessoas com Deficiência na Atualidade". 

Programação

  • 13h - Abertura
  • 13h30 - mesa sobre "Acessibilidade", com o presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Contas do Estado, João Estevão Silveira Filho
  • 14h30 – Debate
  • 15h - Intervalo
  • 15h20 – mesa sobre "Paradesporto", com o professor Luiz Cláudio Locatelli Ventura, especializado em Treinamento Desportivo e Tecnologias Assistivas no Auxílio de Necessidades Específicas
  • 16h - mesa "Educação Inclusiva", com Léo Augusto Tarilonte Junior, professor com especialização em Atendimento Educacional Especializado
  • 16h20 - Debate
  • 16h40 - Apresentação cultural e encerramento

O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), na Casa do Cidadão, avenida Maruípe, 2544, em Itararé.

Inclusão

Para essa programação, a maior parte das equipes de trabalho - desde recepcionistas, cerimonialistas, palestrantes, recreadores e massagistas, por exemplo - é formada por pessoas que possuem diferentes deficiências.

São parceiros na organização do evento a Associação Vitória Down, Apae, Instituto Gênesis, Associação Capixaba Paraolímpica de Desporto (ACPD), Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil (APABB), Oficina de Letras, além do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped) e CRPD, Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito) 15ª Região, Tribunal de Contas do Espírito Santo, Instituto Luiz Braille, Hortifruti e supermercado Perim. 


Voltar ao topo da página