Notícias

Superação: evento mostra depoimentos de quem já esteve em situação de rua

Publicada em 16/08/2018, às 18h25 | Atualizada em 16/08/2018, às 18h53

Por Josué de Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semas
Superação população em situação de rua
O que não faltaram foram histórias de superação de assistidos no espaço Centro Pop
Divulgação PMV
Superação população em situação de rua
O projeto Superação: Vi…Vivi…Venci é uma realização da Semas em parceria com a FDV

Um encontro cheio de emoção e com histórias de quem esteve nas ruas, mas hoje vive um novo momento. Assim foi 3ª edição do projeto Superação: Vi…Vivi…Venci! realizado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social para a Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), que compõe a Rede Escola da Vida, e em parceria com a Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Durante o evento, que aconteceu nesta quinta-feira (16), os assistidos pelo Centro Pop fizeram uma apresentação teatral e com danças, além de apresentar depoimentos com histórias que mudaram para sempre suas vidas.

Entre elas, uma mulher que estava em situação de rua, mas que deu a volta por cima, conseguiu um emprego e hoje mora novamente com as filhas.

"Na edição de 2017 ela disse que este ano viria para contar sua história. E realmente saiu determinada e conseguiu mudar de vida", disse o coordenador do Centro Pop, Mauro Motta.

Esperança

Para a secretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, o que mais motiva a continuar realizando esse trabalho é poder constatar a superação da situação de rua dos assistidos.

"Ver em seus olhos a esperança, o que os fazem lutar e ressignificar suas vidas nos mostra que estamos no caminho certo e que o fortalecimento das famílias e dos vínculos familiares, será sempre o foco de nossas ações. E a parceria público e privado cada vez se faz mais importante e necessária."

Serviços

Além das atividades apresentadas pelos assistidos do equipamento, o dia também foi de debates com temas relacionados à população em situação de rua. Foram realizadas cinco rodas de conversas.

Entre elas, uma discussão sobre políticas públicas para atender essa população. "Vieram participantes também do interior do Estado, o que enriqueceu bastante os debates", explicou Mauro.

Segundo o coordenador do Centro Pop, a importância desse evento é que aproxima essa realidade para outros atores da sociedade, como estudantes, por exemplo.

"Isso nos permite discutir e compreender que a situação não é algo simples e fácil de ser resolver. É bastante complexo e demanda muito tempo".

Saiba mais:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop)

Pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de atividades socioeducativas. Com capacidade para atender 100 pessoas por dia, funciona de segunda a domingo, das 7 às 18 horas, na avenida Dário Lourenço de Souza, s/nº, Mário Cypreste. Telefone: (27) 3132-7053.


Voltar ao topo da página