Notícias

Servidores em contagem regressiva para Corrida e Caminhada do Procon de Vitória

Publicada em 14/09/2017, às 13h25 | Atualizada em 14/09/2017, às 14h07

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Andre Sobral
VI Corrida Zumbi dos Palmares
Corredores vão tomar conta da orla de Camburi na manhã do próximo dia 24

A Corrida e Caminhada do Procon de Vitória "Juventudes, Consumo e Identidade" promete reunir, no próximo dia 24 (domingo), a partir das 8 horas, na orla de Camburi, além de atletas profissionais e amadores, dezenas de servidores municipais que atuam em locais de trabalho diferentes, têm estilos de vida variados e funções diversas, mas têm em comum o amor pela corrida de rua.

Uma das mais animadas é a servidora Maria de Fátima dos Santos, que atua na Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid). Corredora desde 2013, ela contou que seu amor pelas corridas começou depois de fazer uma aposta com antigas amigas do trabalho. "Lembro como se fosse hoje: minha colega Zenilda (então coordenadora da Casa do Cidadão) e eu corremos juntas. Lógico que ela chegou na minha frente, mas consegui completar a prova. Essa era a minha meta e cumpri o percurso de 5 km da Corrida Zumbi dos Palmares, também realizada pela Prefeitura, em 38 minutos", comentou.

Mas as maiores vitórias, na opinião de Maria de Fátima, foram conquistadas fora do trajeto. "Consegui eliminar o excesso de peso, que me obrigava a tomar remédio para controle da hipertensão arterial, e ainda voltei a usar manequim 36/38. Também aprendi a ter mais paciência, a ter mais disciplina, a ter mais concentração, a ser mais solidária e ser mais feliz. Correr é um ótimo remédio contra a depressão. Correr é tudo de bom!".

Foco

Outro que está em contagem regressiva para correr é o servidor da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) Matheus Thebaldi. Ele contou que corre desde 2009, quando iniciou o processo de preparação para um teste de aptidão física em um concurso público. Foi quando a corrida passou a fazer parte de sua vida. "Essa modalidade esportiva proporciona qualidade de vida e muita disposição. A corrida é um vício muito positivo. A gente abdica de muitas coisas, acorda de madrugada, cansa e sofre lesões, mas a satisfação de completar uma corrida, seja uma prova 'trail run' ou uma maratona, compensa tudo isso", declarou.

Matheus se diz um grande incentivador da prática de corrida e fala dos benefícios dessa modalidade: "Com a corrida, a gente aprende a superar desafios e a trabalhar a mente, pois esquecemos os problemas do dia a dia". Se perguntar qual a frase da vida dele enquanto corredor, vai ouvir: "Corrida de rua: só os loucos vão entender".

Superação

Arquivo pessoal
Corredora Danielle
Danielle é exemplo de superação após se curar de um tumor nas meninges

A corrida também faz parte da vida da assistente social Danielle Merisio, que atua na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Em janeiro de 2015, ela foi surpreendida com um diagnóstico de Meningioma, um tumor nas meninges (tecido que reveste a superfície exterior do cérebro), mas sete meses após passar pela cirurgia já estava de volta à ativa.

"Quando eu acordei, as primeiras coisas que fiz foram perguntar sobre a minha família, mexer as minhas pernas e, mesmo sem conseguir falar direito, eu me expressei: 'Quero correr. Quero correr, quando posso voltar a correr?'". Ela afirma categoricamente: "Ah! A força interior e a minha fé, somadas ao carinho e às orações da família, dos amigos e dos companheiros de treino, fizeram eu voltar", disse Danielle, que neste ano correu mais uma 10 Milhas Garoto.

Prova

A prova, cujas inscrições já estão encerradas, terá um percurso de 5km, com saída e chegada na altura do píer de Iemanjá.

As pessoas inscritas terão que doar 1kg de alimento não-perecível, a ser entregue na retirada do kit, composto por camiseta promocional, squeeze de 500 ml, mochila, número de peito (uso obrigatório) e chip de cronometragem, no dia 23 (sábado), das 8 às 18 horas, na sede do Procon de Vitória: Casa do Cidadão - avenida Maruípe, nº 2544, Itararé.


Voltar ao topo da página