Notícias

Servidores da saúde participam de capacitação sobre medicamentos fitoterápicos

Publicada em 01/10/2014, às 14h27

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Oficina de Plantas Medicinais no Parque Municipal de Tabuazeiro
Servidores receberão conhecimentos sobre as plantas medicinais

Profissionais da rede municipal de saúde têm a oportunidade de participar de capacitação sobre medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais. Tem início nesta quinta-feira (2), às 8 horas, a segunda turma do curso "Fitoterapia na Atenção Básica", na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória).

Os servidores receberão conhecimentos científicos sobre o tema para atuar na implantação ou implementação de projetos locais de fitoterapia. Além disso, mediante necessidades de saúde da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), esses profissionais poderão orientar ou prescrever fitoterápicos.

A primeira turma, cujas aulas aconteceram no período de julho a setembro, apresentou 13 projetos de conclusão de curso. "Alguns já estão implantados com sucesso e têm grande adesão dos profissionais de saúde e dos usuários da rede municipal", afirmou a médica fitoterapeuta e homeopata Henriqueta Sacramento, que é facilitadora do curso.

"Foi um momento rico de troca de experiências e ideias inovadoras para a inserção da fitoterapia na atenção básica", completou Henriqueta Sacramento.

Promotores

Também nesta quinta-feira (2), às 14h30, a médica iniciará o curso "Promotores de Saúde com ênfase em Plantas Medicinais e Alimentação Orgânica", em parceria com o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Vitória (Ipamv). O público, desta vez, serão os beneficiários do Ipamv e moradores de Vitória. O curso acontecerá no auditório do instituto e terá duração de três meses.

O objetivo é incentivar o autocuidado e a escolha por uma vida saudável, incentivando as práticas integrativas e complementares. O curso pretende orientar os participantes sobre uma alimentação orgânica, uso e preparo de formas caseiras, o cultivo, a colheita e o preparo de canteiros e mudas.


Voltar ao topo da página