Notícias

Semus orienta sobre cuidados ao fazer tatuagem e colocação de piercing

Publicada em 08/03/2019, às 18h55

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Flávio Almeida
Congresso de Tatuagem (Centro de Convenções
A equipe da Semus está orientando profissionais e clientes durante a 7ª Expo Tatoo Vitória
Flávio Almeida
Congresso de Tatuagem (Centro de Convenções
Tayrone Jaguar, um dos tatuadores mais antigos de Vitória, diz que é preciso ter respeito com os clientes

Durante a 7ª Expo Tatoo Vitória, que começou nesta sexta-feira (8) e vai até domingo (10), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) também vai participar do evento com um estande. Durante a exposição de tatuagens, profissionais da saúde estão orientando e distribuindo panfletos sobre cuidados importantes tanto para quem presta o serviço de tatuagem, quanto para quem busca fazer uma.

Segundo o fiscal da Vigilância Sanitária, Alberto Batista Vidal, o objetivo da ação é principalmente orientar os tatuadores sobre cuidados importantes que garantem a segurança deles e dos clientes.

“Orientamos os tatuadores a preferirem materiais descartáveis ao invés dos que podem ser esterilizados, pois é mais prático e garante a segurança. Também observamos o uso de recipiente de parede rígida para descarte de resíduo perfurocortante, proteção descartável para macas, uso correto do álcool 70º e de tintas específicas para tatuagem que possuem registro no Ministério da Saúde”, explica Alberto.

Carlos Correia, organizador do evento, liberou o espaço para a Semus e ressaltou a importância da preocupação com a saúde na profissão de tatuador. “A tatuagem é 50% arte e 50% saúde, porque não adianta fazer um desenho lindo, se você passar ou pegar uma doença”, explica.

Erinaldo Nunes, tatuador há mais de 20 anos, acredita que o trabalho de orientar sobre os cuidados necessários ao fazer uma tatuagem são fundamentais para o aprimoramento do setor. “Conhecimento é essencial. E percebemos que a cada ano aumenta o número de profissionais e de clientes mais conscientes de que o estúdio de tatuagem precisa ser habilitado e seguir as normas de saúde”, destaca.

Tayrone Jaguar, um dos tatuadores mais antigos de Vitória, diz com orgulho que atua nessa área há 40 anos sem nunca ter tido problemas de saúde. “É preciso muito cuidado e respeito ao trabalho e aos clientes”, afirma.

Natasha Duda, 28 anos, trabalha em um estúdio de tatuagem e aprovou a participação da Semus no evento. “Tatuagem é algo muito delicado. Se não fizer todos os procedimentos necessários pode desencadear uma série de problemas”, declara.


Voltar ao topo da página