Notícias

Seminário vai destacar importância de hortas comunitárias e produtos orgânicos

Publicada em 29/05/2017, às 17h10

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Horta comunitária Alagoano
Hortas comunitárias já foram implantadas em unidades de saúde e escolas de Vitória
Leonardo Silveira
Feira de Produtos Orgânicos na Praça Nilza Mendes - Jardim Camburi
Jardim Camburi conta com feira de produtos orgânicos

Em comemoração à Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, acontece, nesta terça-feira (30), das 8 às 16 horas, o II Seminário Municipal sobre Agricultura Orgânica e Hortas Urbanas Comunitárias, Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus), na Ilha de Santa Maria.

O evento é realizado pela Comissão de Produção Orgânica do Estado do Espírito Santo, com o apoio da Prefeitura de Vitória. 

O objetivo é divulgar os avanços dos estudos sobre agricultura orgânica e hortas urbanas comunitárias e os impactos na vida dos agricultores e população capixaba. Promovido para oferecer informações aos consumidores sobre onde encontrar os produtos orgânicos e como são produzidos, o evento também incentiva a implantação de hortas urbanas comunitárias em Vitória.

Haverá palestras e apresentações de nutricionistas, médicos, engenheiros agrônomos, entre outros profissionais. Os temas propostos para este ano são: "Promoção da Saúde : Saúde dos agricultores do ES e Vantagens da Alimentação orgânica", "Hortas orgânicas urbanas comunitárias no município de Vitória: Intersetorialidade e gestão participativa para promoção de espaços saudáveis" e "Segurança alimentar e nutricional" e "Saúde da comunidade e dos agricultores do ES".

Prevenção

Para a médica homeopata e coordenadora do Programa de Práticas Integrativas e Complementares de Vitória, Henriqueta do Sacramento, o seminário é importante para que a população conheça e passe a consumir esse tipo de alimento. "Os alimentos orgânicos agem como se fossem um preventivo de doenças. Até os produtores que utilizam agrotóxicos estão mais propícios a contrair algum tipo de doença. As hortas orgânicas têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde", afirmou. 

Inscrições

Qualquer pessoa pode participar. Para os interessados, as vagas estarão abertas até o final da tarde desta segunda (29), através do e-mail promocaodasaude@correio1.vitoria.es.gov.br .

Feiras

Através do projeto Feira Legal, a Prefeitura de Vitória disponibilza três feiras de produtos orgânicos: na Praça do Papa, na Enseada do Suá, às quartas-feiras, das 15 às 20 horas; no bairro Santa Luíza, aos sábados, das 6 às 12 horas, na rua Arlindo Brás do Nascimento (atrás da Emescam); e em Jardim Camburi, também aos sábados, das 6 às 12 horas, na avenida Isaac Lopes Rubim, ao lado da praça Nilze Mendes Rangel.

Hortas comunitárias

O projeto Hortas Comunitárias é desenvolvido na capital desde 2013 pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Já foram implantadas pequenas hortas comunitárias em espaços como igrejas e escolas municipais e jardins terapêuticos nas unidades de saúde de Andorinhas, Consolação, Bairro da Penha, São Cristóvão, Bairro República, Ilha do Príncipe, US Vitória, Fonte Grande, Forte São João e no Caps AD.

"Tudo que é produzido nessas hortas, com participação de pacientes e servidores dessas unidades, é utilizado na produção de novas mudas para produção de chás, alimentos, sais aromáticos, xaropes e repelentes naturais como ações de promoção de saúde", disse Henriqueta.


Voltar ao topo da página