Notícias

Seminário debate hortas comunitárias e produção de orgânicos

Publicada em 06/06/2018, às 18h42

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Capacitação CRPD
Seminário Municipal de Agricultura Orgânica e Hortas Urbanas aconteceu no auditório da Etsus

O auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus) recebeu, nesta quarta-feira (6), o III Seminário Municipal de Agricultura Orgânica e Hortas Urbanas. O evento debateu a importância das hortas comunitárias e das plantações de orgânicos para a saúde da população da cidade e do campo.

O evento contou com uma representante do Ministério da Agricultura e da Superintendência Federal da Agricultura: Sara Hoppe. Ela mediou o painel que debateu o papel dos pequenos agricultores na produção de orgânicos e na composição das feiras.

"Percebemos que, apesar de toda a crise, tanto a demanda quanto a produção de orgânicos aumentaram. Como as feiras orgânicas são um espaço importante para esse produtor vender diretamente seus produtos, estamos abordando as diferentes formas que elas se apresentam hoje em dia na Grande Vitória, acontecendo tanto em ambientes públicos como também em espaços privados, como shoppings", afirmou.

O evento também trouxe Orlli Rocha, representante do Movimento dos Pequenos Agricultores e morador do bairro do Quadro. Para ele, a compra dos orgânicos pelos moradores das cidades pode mudar a qualidade de vida tanto das pessoas que vivem no campo quanto das que estão nos centros urbanos.

"Com os orgânicos, nem o produtor nem o consumidor precisarão lidar com o agrotóxico e todos ganharão mais saúde assim. O desafio hoje é tornar o negócio bom para os agricultores, mas também para toda a população, inclusive para aquelas pessoas que possuem uma renda muito limitada", afirmou.

Qualidade de vida

A médica homeopata e organizadora do evento, Henriqueta Tereza do Sacramento, explicou que esse tema tem ganhado cada vez mais importância na sociedade, uma vez que é crescente o número de pessoas que buscam alimentos mais saudáveis e mais qualidade de vida.

"Estamos trabalhando para tornar Vitória uma cidade mais saudável, e isso passa pela alimentação. Por isso, implantamos em diversas comunidades hortas urbanas comunitárias e percebemos que os moradores das comunidades que receberam esse projeto passaram a cuidar melhor da sua alimentação. Além disso, o relacionamento nessas comunidades melhorou, as pessoas se tornaram mais próximas, criaram vínculos e passaram a compartilhar mais experiências umas com as outras", contou.

A nutricionista dos Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTI´s) Raiane Pereira Silva acredita que o evento vai ajudar a equipe a abordar a alimentação junto aos idosos.

Onyas Meneses, estudante de Nutrição, declarou que o evento foi muito construtivo. "Não sabia que havia tantas feiras de produtos orgânicos e que a Prefeitura de Vitória estava tão empenhada em implantar hortas comunitárias com esses produtos".


Voltar ao topo da página