Notícias

Semana da Juventude Negra: sarau e rodas de conversa no Odomodê

Publicada em 06/11/2017, às 17h35

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Fachada do Núcleo Afro Odomodê
Odomodê promove atividades alusivas à Semana da Juventude Negra

Jovens de Vitória têm um encontro marcado nesta terça-feira (7). O Núcleo Afro Odomodê promove diversas atividades em alusão à Semana da Juventude Negra. Entre as ações, estão uma feira cultural, rodas de conversa e sarau. A programação começa a partir das 9 horas.

Pela manhã, os jovens atendidos pelo Odomodê vão promover duas atividades. Uma delas será na escola Hildebrando Lucas, onde acontece uma feira cultural. No mesmo horário, às 9 horas, a ONG Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), em São Pedro, vai fazer uma visita à sede do núcleo, no Centro.

À tarde, será a vez de os jovens se reunirem para o projeto "Vivências", com uma roda de conversa e diálogos sobre a arte voltada para a juventude negra. O encontro será às 14 horas. Para encerrar as atividades, acontece, às 19 horas, o Sarau EmpreteSendo.

O Odomodê fica na escadaria Jaime Figueira, 13, Fonte Grande (veja no mapa). 

Abertura

A abertura da Semana da Juventude Negra acontece na noite desta segunda-feira (6), no Museu Capixaba no Negro (Mucane), no Centro. 

Todas as atividades integram o "Novembro Negro", em alusão ao mês da consciência negra. A ideia é reunir os coletivos culturais com jovens e adolescentes para promover igualdade racial e desconstrução do racismo, além de fortalecer o protagonismo, o resgate e a construção da identidade racial.

As ações são voltadas para jovens entre 15 e 29 anos e vão acontecer no Museu Capixaba do Negro (Mucane), na sede do Odomodê e no Parque Moscoso.

Para a secretária de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Nara Borgo, a Semana da Juventude Negra representa um caminho em busca de uma sociedade mais igualitária. "O protagonismo jovem, por meio do Núcleo Afro Odomodê, precisa ser fortalecido e incentivado para que a juventude negra mostre sua força e também para que contribua, por meio das diversas atividades, para desconstruir o racismo, que infelizmente ainda é realidade no País", destacou.

Confira a programação

Terça-feira (7)
9h – Escola Hildebrando Lucas (Feira Cultural)
9h – Visitando Odomodê (convidados SECRI)
14h – Vivências (Diálogos de artes) - Odomodê
19h – Sarau EmpreteSendo (Odomodê)

Quarta-feira (8)
das 9h às 16h – Feira Jovem, no Parque Moscoso. Cras Centro em parceria com Odomodê: divulgação do trabalho do equipamento e oficinas de dança, música e turbante
19h – Unir Versos Griot (Mucane)

Quinta-feira (9)
9h e 14h – Oficina de escrita criativa, na Casa da Juventude
18h – Obinrin – Grupo de Mulheres Negras (Encontro Intergeracional – Homenagem Ilma Viana), no Odomodê

Sexta-feira (10)
15h - Diálogos Odomodê (oficina de escrita criativa e roda de discussão)
19h – Lançamento do livro “A fuga” – André Borges

Sábado (11)
8h – Festival "AQUI CABE TODO MUNDO". Parceria com Emef São Vicente de Paulo
Oficinas: turbante, escrita criativa, contação de histórias e performance

Domingo (12)
14h - Encontro das crespas, cacheadas e onduladas - quadra da Piedade


Voltar ao topo da página