Notícias

Segunda-feira começa o Defeso do Sururu na faixa costeira capixaba

Publicada em 29/08/2014, às 16h00

Por Regina Freitas, com edição de Paula Falcão


Divulgação Semmam
Sururu de costão

Começa nesta segunda-feira (1º) o Defeso do Sururu de Costão Rochoso (Perna perna). E durante os próximos meses, até 31 de dezembro, é proibida a cata e comercialização do molusco. Este é o período necessário para que o mexilhão se reproduza.

Os educadores ambientais da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) afixaram cartazes em locais estratégicos como parques e entorno, equipamentos públicos, estabelecimentos comerciais e instituições de ensino superior, para notificar sobre a proibição e as punições em caso de desobediência.

A coordenadora de Fiscalização da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, lembra que por ser uma época de defeso, quem for pego catando ou mesmo comercializando o mexilhão sofrerá as penalidades previstas na legislação de crimes ambientais.

A proibição da pesca e comercialização segue a Instrução Normativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) 105/2006, que estabelece regras de ordenamento pesqueiro para extração dessa espécie de mexilhão e proíbe, anualmente, sua extração, abastecimento dos cultivos, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização no período denominado "defeso", que consiste na proibição da pesca do marisco na faixa costeira que vai do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul.


Voltar ao topo da página