Notícias

Seca: Gabinete de Gestão Integrada Ambiental passa a se reunir semanalmente

Publicada em 16/10/2015, às 15h06 | Atualizada em 16/10/2015, às 17h41

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


André Sobral
Reunião do Secretariado
Prefeito Luciano Rezende reuniu secretariado para discutir o problema da crise hídrica no Gabinete de Gestão Integrada Ambiental

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, reuniu de forma emergencial, na manhã desta sexta-feira (16), todo o seu secretariado e alterou o decreto que criou o Gabinete de Gestão Integrada Ambiental (GGIA), que passará a se reunir semanalmente, e não mais mensalmente. O motivo é a crise hídrica pela qual passa o Estado. A reunião do GGIA será na próxima semana (data e horário ainda serão definidos).

"A escassez de água se agrava, e passaremos a discutir diariamente ações que possam minimizar os impactos da falta d’água na nossa cidade. O Gabinete de Gestão Integrada Ambiental, que é o fórum para esses temas, passará a se reunir emergencialmente toda semana de forma transversal envolvendo todas as secretarias. Temos ações emergenciais de médio e de longo prazos a serem discutidas", disse o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, informou que, apesar dos temas serem pontuais e requererem ações imediatas, o trabalho do comitê também será de discutir ações de educação ambiental. "O meio ambiente e a relação da sociedade com ele não são apenas assuntos do poder público. Cada cidadão precisa ser envolvido nessa temática e ser estimulado a promover educação ambiental todos os dias em suas atividades", disse o secretário.

Samira Gasparini
Rio Santa Maria da Vitória
Medidas estão sendo tomadas para que a população de Vitória não seja prejudicada com a falta de água

Temas

Entre os temas da próxima reunião, estão a recuperação e preservação das nascentes de Vitória, o abastecimento, a importância da participação de Vitória nos comitês das bacias Santa Maria e Jucu e o início da aplicação de multas para quem descumprir a lei municipal 8.804/2015, que proíbe o uso de água tratada para a varrição ou lavagem de calçadas.

Coordenado pelo prefeito, o grupo leva muitas ideias para a mesa de discussão. O GGIA é integrado por especialistas e técnicos de órgãos ambientais do Estado e dos municípios de Vitória e Domingos Martins, além de empresas privadas, Sebrae-ES e o Ministério Público Estadual (MPE). Agora, incluirá também todo secretariado municipal e administradores regionais.

Matérias relacionadas

Secretaria de Meio Ambiente vai intensificar ações contra pesca predatória

Prefeitura adota medidas para enfrentar a crise hídrica


Voltar ao topo da página