Notícias

Reunião metropolitana de videomonitoramento discute criação de Sistema Integrado

Publicada em 05/07/2017, às 19h40

Por Vinícius Yungtay, com edição de Rejane Gandini Fialho


Foto Divulgação
Reunião metropolitana de videomonitoramento
Representantes de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari reuniram-se para definir sobre o Sistema Integrado de Registro de Ocorrências.
Foto Divulgação
Reunião metropolitana de videomonitoramento
O SIRO é capaz de gerar estatísticas com riqueza de detalhes e fornecer informações precisas das ocorrências em tempo real.

Representantes das centrais de videomonitoramento de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari participaram, na tarde desta quarta-feira (5), de uma reunião na Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) para definir a implantação do Sistema Integrado de Registro de Ocorrências (Siro).

A ferramenta é capaz de gerar estatísticas com riqueza de detalhes e fornecer informações precisas das ocorrências em tempo real. Com o Siro todos os gestores do sistema poderão acompanhar o desenrolar dos flagrantes visualizados pelas câmeras e até mesmo identificar a possível migração de uma ocorrência para o munícipio vizinho.

Atualmente, Cariacica, Guarapari e Vila Velha já compartilham o sistema e de acordo com o gerente da central de videomonitoramento, Fabiano Pimentel, a ferramenta pode representar um avanço na geração e compartilhamento de informações entre os municípios da Grande Vitória.

“Todos os registros feitos pelas centrais de videomonitoramentos, sejam ocorrências ou atendimentos, poderão gerar dados instantâneos. Mapas e gráficos estatísticos também poderão subsidiar o planejamento de ações integradas entre as secretarias municipais e instituições parceiras”, explicou.

Envios de alerta

O sistema também possibilita o envio de mensagens de alerta automatizadas para o acionamento imediato de outras forças policiais ou órgãos prestadores de serviço público. Flagrantes de buracos na via, árvores que precisam ser podadas, ou até mesmo semáforos defeituosos poderão ser convertidos em alertas de atendimento para os gestores competentes.

Waze

Durante a reunião o subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti, apresentou aos representantes o modelo de inserção de informações de acidentes, por meio do videomonitoramento de Vitória, no aplicativo de trânsito Waze. O uso da ferramenta poderá ser ampliado e utilizada pelos demais municípios da Grande Vitória.

Com o aplicativo as cidades poderão indicar aos usuários, em tempo real, as interdições de trânsito, eventos, acidentes e diversos tipos de perigos na via, como áreas de alagamento.

A integração dos dados de trânsito ao aplicativo faz parte do programa “Waze Connected Citizens”, que integra cidades do mundo todo à plataforma.


Voltar ao topo da página