Notícias

Projeto Fazendo Arte realiza curso de marcenaria para mulheres

Publicada em 04/02/2019, às 09h00

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Oficina de marcenaria na Casa de Juventude
Curso de marcenaria irá ensinar alunas a fazer objetos de decoração, como quadros, porta-café, porta-xícara, entre outros produtos

Mulheres a partir de 15 anos de idade vão ter a oportunidade de fazer curso gratuito de marcenaria. A iniciativa faz parte do projeto Fazendo Arte, realizado numa parceria entre Instituto de Desenvolvimento Social Bem Brasil e Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

As aulas acontecem entre os dias 12 e 15 de fevereiro, das 13 às 17 horas. Ao todo, serao 15 vagas. É a primeira atividade do projeto, e novas oficinas já estão sendo programadas. As interessadas devem entrar em contato pelos telefones 3207-9252 ou 99808-4863.

A oficina vai acontecer na sede do projeto Fazendo Arte, na praça Misael Pena, nº 168, Parque Moscoso, Centro. No curso, elas vão aprender a fazer objetos de decoração, como quadros, porta-café, porta-xícara, entre outros produtos. A matéria-prima que será usada é madeira reciclada.

Público-alvo

A formação é voltada para mulheres da região do Centro, que compreende os bairros Fonte Grande, Piedade, Moscoso, Santa Clara, Vila Rubim, Ilha do Príncipe e do Quadro. 

Desigualdades

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, destaca que os efeitos da crise econômica são sentidos de forma muito forte pelas mulheres em função das desigualdades históricas que possuímos. "A Prefeitura está atenta a isso e, com esse projeto, buscamos garantir geração de renda para nossas mulheres", disse.

Fazendo Arte

A oficina de marcenaria marca o início do projeto Fazendo Arte, que é uma iniciativa de referência para o empreendedorismo feminino voltado para qualificação, produção e comercialização de produtos e serviços.

De acordo com a gerente de Qualificação do Trabalhador da Semcid, Fabiana Santos, a ideia é promover eventos e ações de formação nas áreas de direito do consumidor, qualidade no atendimento, publicidade afirmativa e marketing de lugar, economia local e educação financeira.

"O foco são empreendedoras e consumidoras da região do Centro, promovendo relações de consumo conscientes e sustentáveis. A proposta é fomentar o empreendedorismo feminino no território do Centro por meio de oficinas, ações de formação, atividades e eventos que tenham como eixo norteador a importância de  promover um ambiente de produção e consumo. Além disso, fazer com que a mulher se sinta acolhida e respeitada nos seus direitos fundamentais como empreendedoras e consumidoras".


Voltar ao topo da página