Notícias

Profissionais da Semus concluem capacitação para detecção da tuberculose

Publicada em 18/05/2018, às 12h29

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Qualificação em tuberculose
Profissionais da Semus participaram do Projeto de Atualização em Manejo Clínico da Tuberculose

A fim de traçar estratégias para qualificar e ampliar as ações de controle da tuberculose na Atenção Básica, médicos e enfermeiros de todas as unidades de saúde de Vitória participaram do Projeto de Atualização em Manejo Clínico da Tuberculose, que aconteceu entre 19 de abril e 17 de maio, na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus).

O diagnóstico precoce compreende, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), exame de contatos e busca ativa de faltosos. Segundo a referência técnica de tuberculose e hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Flávia Bruna dos Santos , a Atenção Básica é um espaço privilegiado para desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação.

"O objetivo do projeto é qualificar os profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, visando melhorar a atenção ofertada às pessoas que são acometidas pela tuberculose", disse.

Tuberculose

Apesar de ser uma doença grave e que pode levar à morte, o tratamento adequado garante a cura do paciente. "Ao surgirem sintomas como tosse por mais de três semanas, a recomendação é que a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico e o tratamento são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", orientou.

Outras oficinas

As referências técnicas em tuberculose da Gerência de Atenção a Saúde e Gerência de Vigilância em Saúde, em parceria com a Etsus Vitória, programaram as oficinas "Tuberculose: Tratamento Diretamente Observado (TDO) e busca de sintomático respiratório (SR)", voltadas para profissionais de nível médio e superior, realizadas entre agosto de 2016 e agosto de 2017 em todas as regiões de saúde da rede municipal.


Voltar ao topo da página