Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Professores se preparam para dar início às atividades da EJA Profissional

Publicada em 02/03/2018, às 14h26

Por Fabrícia Kirmse (fkcaldas@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV

Ensino Adulto Noturno

Alunos da EJA receberão preparação para entrar no mercado de trabalho

Os professores da Educação para Jovens e Adultos (EJA) iniciam, nesta sexta-feira (2), na Secretaria Municipal de Educação (Seme), o processo formativo com foco em conceitos ligados ao mundo do trabalho. 

O curso, voltado para professores e equipes das escolas piloto da EJA Profissional - Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Padre Anchieta, Francisco Lacerda de Aguiar e Prezideu Amorim -, será realizado mensalmente durante este ano, sob a coordenação da professora Lívia Moraes, do grupo "Teoria e Práxis" do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Segundo a coordenadora da EJA, Mariane Luzia Folador Dominicini Berger, os professores terão a oportunidade de participar de estudos e reflexões sobre questões conceituais voltadas ao mundo do trabalho, subsidiando o desenvolvimento do curso "Fundamentos do Mundo do Trabalho", que será oferecido a estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

"Esse movimento é fundamental para a EJA, visto que a maioria de nossos estudantes é de jovens em busca de qualificação profissional que os instrumentalize para a inserção no mercado de trabalho", destacou Mariane.

EJA Profissional

Mariane Berger explicou que, em 2017, foi iniciado na Seme o processo de discussão da implantação da EJA Profissional, conforme prevê o Plano Municipal de Educação.

"A Educação Profissional se pauta no trabalho como princípio educativo, tendo o mundo do trabalho como eixo fundante. O objetivo é instrumentalizar os estudantes para isso a partir de estudos relacionados, bem como oferecer cursos de qualificação profissional para aqueles que desejam ingressar numa carreira profissional ou se aperfeiçoar profissionalmente", afirmou.

A experiência piloto da EJA Profissional será desenvolvida, em 2018, em três escolas da rede municipal de Vitória que ofertam a Educação de Jovens e Adultos: Franscisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro I, Prezideu Amorim, no bairro Bonfim, e Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria.

Cursos

A EJA Profissional prevê dois momentos. O primeiro é o desenvolvimento do curso/disciplina "Fundamentos do Mundo do Trabalho", a ser ministrado de segunda a quinta-feira pelos professores, com carga horária de 110 horas, a partir de roteiros elaborados em conjunto com o coletivo de docentes das referidas escolas e equipe EJA, contemplando estudantes do 2º Segmento.

Nessa etapa, serão trabalhadas três temáticas geradoras: "Introdução ao Mundo do Trabalho", "Diversidades no Mundo do Trabalho" e "Qualidade de Vida no Mundo do Trabalho". Cada escola terá um professor articulador para acompanhar, monitorar e apresentar propostas em planejamentos e em estudos, subsidiando o desenvolvimento do curso em parceria com as equipes gestoras. Para isso, os professores participam do processo formativo.

O segundo momento será a oferta de cursos de qualificação profissional, em parceria com o Senac, na área de Informática Básica para os estudantes do 2º Segmento Conclusivo, a serem ministrados às sextas-feiras, das 18 às 22 horas, com carga horária de 100 horas.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site