Notícias

Prefeituras e Governo fazem força-tarefa para minimizar escassez de água

Publicada em 27/01/2015, às 18h14 | Atualizada em 29/01/2015, às 09h35

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo SECOM/PMV
Trânsito de Vitória com chuva
Captação da água de chuva é uma das fórmulas para driblar o problema da escassez

Gestores públicos estão unidos para tentar contornar o problema da falta de água no Estado. Nesta terça-feira (27), prefeitos de cidades envolvidas com o abastecimento das bacias dos rios Santa Maria e Jucu reuniram-se com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, para traçar ações conjuntas visando minimizar os impactos da falta de chuva em terras capixabas.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, participou do encontro e destacou que a capital já está adotando medidas para evitar o desperdício de água, como a minuta de lei que prevê ações educativas e até restritivas para quem desperdiçar água em Vitória e a criação do Gabinete de Gestão Integrada Ambiental.

"Os municípios irão desenvolver tarefas como captação da água de chuva e valorização da água de reuso. A água de chuva não deve ser problema, pois, na verdade, é a solução. Algumas técnicas muito simples de construção podem modificar completamente o tipo de modelo de uma residência. Por exemplo: uma pia que leva água direta para o ralo, se ela tiver uma encanação na outra direção, ela leva água da pia diretamente para a descarga, economizando água. Coisas simples, como organizar a calha de residências e a discussão do uso racional de água”, declarou o prefeito.

O prefeito aprovou a iniciativa do Governo em reunir as prefeituras para tratar do grave problema da falta de água no Estado. "A decisão do Governo em recomendar a todas as prefeituras que ajam no sentido de poupar água e evitar desperdício está completamente dentro do que é a postura correta diante da situação do abastecimento de água hoje no país e, principalmente, na Região Sudeste, onde um longo período de secas já provocou a necessidade de medidas extremas”.

Desperdício

Imagem divulgação
Vassoura hidráulica
Moradores serão conscientizados sobre o desperdício de água, como o uso da vassoura hidráulica

Ele lembrou que os munícipes serão conscientizados sobre o desperdício de água. “A vassoura hidráulica é um contrassenso. Água tratada não deve ser usada para lavar calçadas e carros. As medidas que criam uma consciência sobre o problema da falta de água devem ser feitas, pois a água não é um bem infinito”, afirmou o prefeito.

Para tratar do problema da falta de água e também de outras questões, como combate à poluição do ar, esgoto, uso de energia e arborização, foi criado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal para o Meio Ambiente, que se reunirá já na próxima semana. "O gabinete vai discutir os pontos principais como a gestão de água e a recuperação de mananciais. Vamos desenvolver um mecanismo para a captação de água de chuvas na cidade, principalmente nas novas edificações e projetos que estão em andamento. Nós vamos também agir na questão do pó preto, que é também um desafio importante. A poluição faz aumentar o consumo da água nas residências”.

A Prefeitura também vai intensificar as ações para estimular os cidadãos a fazer as corretas ligações de esgoto. “Vamos fazer uma ação conjunta com a Cesan para acelerar a ligação de esgoto, pois o esgoto em rede diminui o gasto de água. Além disso, o uso da energia solar na cidade será outro ponto em discussão. Ela diminui a necessidade de exploração de energia hidrelétrica, diminuindo a pressão sobre rios".

Matéria relacionada

Prefeituras se unem para discutir ações contra a escassez de água


Voltar ao topo da página