Notícias
Prefeitura adota medidas para enfrentar a crise hídrica
Publicada em 09/10/2015, às 12h38 | Atualizada em 16/10/2015, às 15h07
Por Rejane Gandini Fialho, com edição de SEGOV/SUB-COM
A Prefeitura de Vitória está engajada em ações para enfrentar a maior seca registrada no Estado nos últimos 40 anos. São trabalhos que têm suscitado ações diversas e integradas a fim de driblar a crise hídrica.
Desde abril, a administração municipal tem colocado em ação uma lei que estabelece normas para o uso adequado da água. O serviço de fiscalização tem sido realizado com frequência, estando o foco do trabalho voltado para educação e orientação sobre o uso correto dos recursos hídricos. A população participa fazendo denúncias sobre uso indevido da água por meio do Fala Vitória 156, como a prática da vassoura hidráulica.
Unidades de saúde
Nas 30 unidades de saúde, servidores e usuários têm sido orientados sobre o uso racional da água. A meta é obter uma redução no consumo e colaborar para o uso consciente desse recurso. Além do aspecto educativo, o trabalho envolve manutenção periódica e vistoria de torneiras e válvulas com problemas para evitar o desperdício de água. Também está sendo readequado o uso de torneiras com temporizador.
Chuveiros
Nas praias, 12 chuveiros, sendo 10 na orla de Camburi e dois na praia acessível, na Curva da Jurema, estão funcionando com água captada diretamente de poços artesianos escavados na praia. Os demais 38 chuveiros que recebiam água da Cesan estão temporariamente inoperantes em função da necessidade de economia de água.
A medida soma-se à obrigatoriedade da redução de 15 % no consumo de água em todos os setores da Prefeitura de Vitória e será mantida até a concessionária de água informar que o período de seca dos mananciais está superado.
Escolas
Nas escolas, um conjunto de ações desenvolvidas junto aos Conselhos de Escola e aos estudantes tem mobilizado todos para o uso consciente da água. São trabalhos de natureza educativa e informativa, além de mobilização com o objetivo de reduzir o consumo de água e energia nas unidades de ensino. Uma campanha afixada nos murais e um jogo da memória distribuído aos alunos no início do ano letivo levou à reflexão sobre prevenção de acidentes em épocas de chuvas e economia de água.
Gabinete de Gestão Integrada Ambiental
A equipe que atua no Gabinete de Gestão Integrada Ambiental tem observado com atenção as ações relativas à crise hídrica e também os temas como pó preto, esgoto, uso de energia limpa, resíduos e arborização.
Matéria relacionada
Prefeitura abastece lagos dos parques municipais com água não tratada
Horário de verão: capixabas devem adiantar relógio em 1 hora no domingo