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Porta a Porta: serviço de atendimento a cadeirantes ganha novo veículo

Publicada em 24/04/2024, às 18h25 | Atualizada em 24/04/2024, às 18h29

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Energia acessível e limpa

Marcos Salles
Entrega dos veículos do Programa Porta à Porta
Entrega da nova van do serviço Porta a Porta. (ampliar)
Marcos Salles
Entrega dos veículos do Programa Porta à Porta
Entrega da nova van do serviço Porta a Porta. (ampliar)

Os usuários do serviço Porta a Porta, que atende aos cadeirantes da capital, podem comemorar o reforço recebido por meio da entrega de mais um veículo. Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini recebeu os usuários no estacionamento da Prefeitura e fez a apresentação do décimo veículo da frota.

Trata-se de uma van, zero quilômetro, que transporta três cadeirantes e seus acompanhantes. O serviço Porta a Porta, que é administrado pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), passou a contar com dez veículos, sendo sete vans e três Spins, que fazem o atendimento facilitando o deslocamento de pessoas que dependem do transporte adaptado e não podem interromper suas atividades.

Segundo o prefeito Lorenzo Pazolini, o aumento da quantidade de veículos demonstra respeito e empenho para que os usuários tenham mais liberdade e autonomia no dia a dia. Ele destacou a regularidade com que é feito o transporte e a qualidade do serviço ofertado.

"São muitos os desejos dos usuários. Frequentar a escola, ir ao médico, à praia, a um evento, ao hospital, à faculdade, ao trabalho, enfim, são as mais diversas motivações que são atendidas. Sem inclusão, não há cidadania. Temos essa consciência e nos empenhamos em melhorar serviços com amor e carinho ao cidadão", frisou o prefeito

Respeito

O prefeito ressaltou que o objetivo é atender uma demanda que cresceu pela praticidade e qualidade do serviço, em especial nos últimos três anos. Para o gestor, seria injusto o cidadão, que é cadeirante, deixar de se deslocar e seguir com suas atividades pela falta de veículo adequado, adaptado e gerenciado por uma equipe sempre disposta a atender bem.

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, disse que ampliação da frota motiva o avanço na prestação do serviço, de acordo com as possibilidades do município, e atendimento de acordo com o aumento de demanda, que é significativo.

"O objetivo é que os usuários estejam satisfeitos, evitem cancelar reservas e continuem participando de suas atividades com a devida dignidade e regularmente num serviço que mantém a boa qualidade", disse Alex Mariano

demanda

Em 2022, 16 pessoas se cadastraram, enquanto, em 2023, foram 23. Este ano, já são mais seis novos usuários. O total de pessoas cadastradas, atualmente, é de 470.

O pico de viagens registradas, em um único dia, em agosto de 2022 foi de 102 pessoas. Já em 2023, o número chegou a 146, em outubro, aumento de cerca de 30%.

Já em relação a viagens realizadas em agosto de 2022, mês de maior demanda daquele ano, houve um salto de 32,07, se comparado a outubro de 2023, mês com mais procura.

Em 2022 foram realizadas 13.415 viagens, já em 2023 foram 27.900. Neste ano, em menos de quatro meses, já foram 703 viagens.

Porta a Porta

O serviço Porta a Porta é gratuito e funciona todos os dias, das 4 horas até a meia-noite, inclusive, aos finais de semana e feriados. É utilizado como transporte para trabalho, educação, saúde e lazer.

Atualmente estão cadastrados centenas de cadeirantes aptos a utilizar o transporte. O sistema é exclusivo para pessoas com deficiência e que usam cadeiras de rodas, pois os veículos estão adaptados.

Como se adastrar?

Para se cadastrar os interessados deverão fazer o registro de solicitação pelo telefone 156, posterior a equipe irá entrar em contato para agendar a pericia onde serão analisadas as seguintes documentações:

• Identidade;
• CPF;
• Comprovante de Residência;
• Laudo Medico com CID (atestando a dependência da cadeira de rodas).

Como solicitar atendimento?

Os usuários já cadastrados podem agendar atendimento pelo telefone 156 ou pelo aplicativo Vitoria Online e com antecedência mínima de 48 horas.

Plantão de atendimento
Telefone: (27) 98125-0970
Horários de atendimento
• Para pessoas já cadastrada: das 4 até as 24h;
• Para público em geral: das 8 às 17h.
Marcos Salles
Entrega dos veículos do Programa Porta à Porta
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Entrega dos veículos do Programa Porta à Porta
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