Notícias

PMV tem proposta para uso de terreno do Carmélia, que pode virar Cidade do Samba

Publicada em 24/03/2019, às 10h30

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Fachada do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza
Proposta prevê a reabertura do teatro e também a instalação da Cidade do Samba no terreno do Carmélia

O terreno onde está o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, no bairro Mário Cypreste, poderá ser local de apoio para o Carnaval de Vitória. A Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) protocolou Proposta de Manifestação de Interesse Social (PMIS) visando à utilização do espaço.

Com a proposta apresentada, a Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV) tornará pública a solicitação da Liesge, conforme determina legislação em vigor. Após o período para manifestações, será lançado edital de chamamento para ocupação da área por instituição sem fins lucrativos.

Cidade do Samba

A Proposta de Manifestação de Interesse Social apresentada pela Liesge prevê criar no local a "Cidade do Samba", com a concentração de todas as agremiações do Grupo Especial. O espaço contaria com barracões para a confecção e a comercialização de fantasias, para montagem dos carros alegóricos e para a realização de oficinas de profissionalização abertas à população.

A proposta da Liesge prevê também fazer a reestruturação do espaço onde está o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, com obras elétricas, sanitárias e hidráulicas, visando à abertura do local e do teatro para apresentações e exposições artísticas e culturais para os moradores, além de atividades educativas e turísticas.

Cessão do espaço

De acordo com o presidente da CDV, Leonardo Krohling, a Prefeitura de Vitória está trabalhando na concessão do Carmélia e de todo o espaço onde o centro cultural está instalado com o objetivo de ter a manutenção do teatro para que ele tenha apresentações culturais e que cumpra seu papel como ente cultural tão importante para a cidade.

"A proposta que recebemos da Liesge é para utilização daquele espaço visando implantar a 'Cidade do Samba', de preparação das agremiações para o Carnaval. A cessão do local atualmente é provisória por parte da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), mas solicitamos uma cessão que chamamos definitiva por 20 anos, prorrogáveis por igual período, para que possamos dar andamento ao trabalho junto com a Liga das Escolas de Samba nesse projeto de revitalização do Carmélia e desenvolvimento do nosso carnaval, que já é um sucesso, mas que pode ano a ano crescer, trazendo mais segurança e mais conforto para as escolas apresentarem seu espetáculo na avenida", apontou Krohling.

Valorização

No documento apresentado, a Liesge aponta: "A utilização do espaço onde está o Centro Cultural Carmélia Maria de Souza é a forma mais adequada de investir na cultura popular, valorizando a identidade e a história, gerando emprego e renda para a população e aumentando o fluxo turístico com o espetáculo do Carnaval".


Voltar ao topo da página