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Plano de Metas: ações de turismo impactam positivamente a ocupação hoteleira

Publicada em 19/07/2018, às 16h53

Por Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Leonardo Silveira

Praia de Camburi

Vista panorâmica de hotel na orla de Camburi: capital tem atraído cada vez mais turistas (Ampliar imagem)

Praia de Camburi

Praia de Camburi é ótima opção para banho de mar e atividades físicas no calçadão e areia (Ampliar imagem)

Os turistas estão reconhecendo Vitória como opção de lazer. E os números apontam para um crescimento nos últimos anos no setor hoteleiro. A taxa de ocupação no primeiro semestre deste ano, de 57,39%, já supera o mesmo período de dois anos atrás: 2017 (48,71%) e 2016 (54,76%). O percentual, inclusive, já caminha em direção ao indicador proposto no Plano de Metas 2018-2020, que é ultrapassar 62% no ano.

O Observatório do Turismo de Vitória, órgão ligado à Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (CDV), tem monitorado o indicador mensalmente. A análise verifica cada época do ano, principalmente nos feriados e datas comemorativas, ou períodos que têm grandes eventos na cidade, visando extrair que tipo de ação que pode ser desenvolvida para aumentar o número de visitantes que impactam a cadeia hoteleira.

"A cadeia hoteleira é um termômetro importante. A vinda desse visitante impacta diretamente na economia da cidade, que vai desde os funcionários, através dos serviços oferecidos e dos produtos consumidos dentro do hotel, até fora da unidade, como bares, restaurantes, shoppings, comércios e passeios de lazer realizados na cidade", aponta o presidente da CDV, Leonardo Krohling.

Diagnóstico

O diretor de Turismo da CDV, Felipe Ramaldes, acrescenta que o trabalho ainda tem como objetivo ter uma avaliação de cada um desses períodos visando ter um diagnóstico mais claro desse fluxo hoteleiro, a partir de uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

"Com esses dados em mãos, a gente consegue olhar de maneira mais clínica cada ação que desenvolvemos, no que ela impacta para melhorar essa meta. Assim, nossas ações conseguem gerar impacto efetivo na economia".

Ele dá como exemplo a observação de baleias e o turismo náutico, na qual o Observatório do Turismo da Capital faz um acompanhamento sistêmico e já identificou o aumento do fluxo de visitantes para essa atividade na cidade.

Outras ações

A realização de eventos esportivos, como o recente torneio de canoa havaiana que contou com atletas de nível internacional, movimentando a cadeia do turismo e divulgando Vitória para o mundo, é um dos trabalhos de estímulo para incrementar a ocupação hoteleira e o turismo na cidade em outras épocas do ano, além dos já famosos acontecimentos do Carnaval, Réveillon e Festival da Torta Capixaba.

A CDV tem planos para realização de eventos que tenham o mesmo resultado do que acontece no Réveillon e no Carnaval de vitória, períodos em que a cidade chega a ter praticamente 100% de ocupação na rede hoteleira.

Tem como proposta ainda desenvolver o setor com a inclusão de novos produtos para os visitantes, visando fortalecer o turismo e fazer com que ele permaneça por mais tempo na cidade por conta de um novo indutor, algo que chame sua atenção, como ocorre com o ônibus panorâmico de turismo, recém-lançado.

Economia

O Observatório do Turismo de Vitória apurou que a recente retomada da economia brasileira, que apresentou forte retração nos últimos dois anos, também tem ajudado a impulsionar o turismo na capital e no País, com a recuperação de vendas de pacotes de viagens, reserva de hotéis e passeios de lazer.


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