Notícias
Placas de publicidade são retiradas para despoluição visual do Centro
Publicada em 19/08/2015, às 16h57
Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi
Doze meios de publicidade, sendo 11 outdoors e uma empena, foram retirados da região do Centro Histórico como ação concreta de despoluição visual da região. As mídias foram removidas nos últimos dias.
A avenida com o maior número de mídias retiradas é a Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar), com oito outdoors. Outros dois foram removidos na avenida Duarte Lemos. Uma empena afixada em um prédio na entrada da avenida Princesa Isabel também foi retirada.
A proibição dessas mídias no Centro Histórico foi estabelecida pela lei nº 8.779/14, que institui o Plano de Despoluição Visual. O objetivo é ordenar a publicidade nessa região para descobrir a fachada dos imóveis e valorizar as características histórico-culturais da região.
Outras placas
Mais de 600 lojistas que têm comércios localizados entre o Colégio Estadual, no Forte São João, e o Cais do Hidroavião, em Santo Antônio, foram orientados a ter apenas uma placa de publicidade em seus estabelecimentos. Também receberam informações sobre tamanho das peças publicitárias e local adequado para instalação.
Muitos comerciantes já removeram suas placas, sobretudo na avenida Jerônimo Monteiro. "Com a organização e padronização das placas, vai ficar mais bonito e vai proporcionar uma caminhada mais agradável no Centro. Com isso, potencializamos o turismo e dinamizamos a economia na região", reforçou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.