Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Parque do Mulembá receberá obras de infraestrutura e terá criação de abelhas

Publicada em 01/09/2017, às 15h40 | Atualizada em 01/09/2017, às 16h08

Por Amilton Freixo de Brito (afbrito@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

Ordem de serviço Parque Vale do Mulembá

Assinatura da ordem de serviço de infraestrutura do Parque do Mulembá aconteceu nesta sexta-feira (1º) (Ampliar imagem)

Diego Alves

Ordem de serviço Parque Vale do Mulembá

Prefeito Luciano Rezende, ao lado de secretários e gestores, destacou que obras contribuirão para crescimento das comunidades do entorno do parque (Ampliar imagem)

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, no bairro São Cristóvão, vai ganhar cercamento frontal, pórticos de entrada, vias de acesso interno, estacionamento, Centro de Informações ao Visitante, Centro Educativo e Cultural e núcleo de apoio às paneleiras. A ordem de serviço de infraestrutura foi assinada na manhã desta sexta-feira (1º).

"Estamos dando um grande passo, deixando a natureza crescer dentro da própria natureza, preservando uma das mais importantes unidades de conservação de Vitória. O Mulembá é o berço de extração do barro da nossa panela de barro e, com a infraestrutura que será construída, está nascendo aqui também o primeiro criadouro de abelhas sem ferrão de Vitória, provocando geração de empregos, renda e desenvolvimento social", destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain.

A solenidade também contou com a presença do prefeito, Luciano Rezende, e do vice-prefeito, Sérgio Sá. Os recursos financeiros para a contratação das obras, que totalizam R$ 1.813.100,01, são provenientes de compensação ambiental firmada entre a ArcelorMittal e a Prefeitura. 

Parabéns

Segundo o prefeito, a assinatura da ordem de serviço foi a primeira programação oficial da extensa programação em comemoração aos 466 anos da cidade de Vitória. Ele fez questão de cantar um "parabéns para você”, ao som da banda de congo Amores da Lua.

"Há um ano, eu estive neste parque plantando uma muda de ipê e hoje estamos participando da assinatura da ordem de serviço de infraestrutura do parque, que colaborará muito com o crescimento das comunidades do entorno", destacou o prefeito, informando ainda que Vitória possui a maior cobertura vegetal urbana do País e é detentora de 48 nascentes em diversos pontos da cidade.

Paneleiras

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, após a conclusão das obras, abrigará um núcleo de apoio às paneleiras de Goiabeiras. De lá é retirado o barro para a produção das panelas de barro capixaba, conhecidas mundialmente como um objeto artesanal e da cultura capixaba.

A produção da panela e todas suas etapas estão protegidas desde 20/12/2002, por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que conferiu à mesma o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

Diego Alves

Ordem de serviço Parque Vale do Mulembá

Parque do Mulembá também ganhará espaço para criação de abelhas sem ferrão (Ampliar imagem)

Diego Alves

Ordem de serviço Parque Vale do Mulembá

Abelhas são partes integrantes do nosso ecossistema e da biodiversidade mundial (Ampliar imagem)

Meliponário

Na oportunidade, também foi assinado um convênio entre a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), com a Associação dos Meliponicultores do Estado do Espírito Santo (AME-ES), para a criação no local de um meliponário (criação de abelhas sem ferrão) municipal.

"Primeiramente, o meliponário servirá, principalmente, para a polinização do maciço central de Vitória e para a Educação Ambiental, envolvendo associados da AME, comunidades e servidores da Semmam. Com o pleno funcionamento do meliponário, a produção de mel será uma nova fonte de recursos para os moradores da região", disse o presidente da AME-ES, João Luiz Teixeira Santos.

A meliponicultura destaca-se como uma atividade que permite a conservação dos meliponíneos nativos, além de abranger qualquer gama social da comunidade e proporcionar geração de renda e lazer. Como atividade econômica, a meliponicultura é uma atividade sustentável e ecologicamente correta, pois as abelhas são partes integrantes do nosso ecossistema e da biodiversidade mundial.

Parque do Mulembá

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá apresenta faixas de terras situadas nos bairros Joana D´Arc, Conquista, Redenção, São José, Tabuazeiro e São Cristóvão. Com área de 142,10 hectares, tem como um dos principais atributos naturais da unidade a vegetação de Mata Atlântica de encosta e topos de morros, como o Morro do Mulembá, cuja altitude é de cerca de 200 metros, nascentes e o córrego Mulembá.

Diego Alves

Ordem de serviço Parque Vale do Mulembá

Banda de congo Amores da Lua fez apresentação no local e cantou "Parabéns" para Vitória (Ampliar imagem)

Diego Alves

Ordem de serviço Parque Vale do Mulembá

Parque tem como um dos principais atributos naturais da unidade a vegetação de Mata Atlântica (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site