Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Oficina de dança gratuita em homenagem a São Jorge no Mucane

Publicada em 20/04/2017, às 07h00

Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc

Gracielle dança afro

Gracielle, que é bailarina e devota de São Jorge, será a responsável por ministrar a oficina de dança (Ampliar imagem)

São Jorge também é Ogum. No sincretismo religioso brasileiro, o santo guerreiro, que teria distribuído toda sua riqueza para os pobres, é conhecido por esses dois nomes. Dia 23 é o seu dia e, em comemoração à data, acontece neste domingo (23), a partir das 9h30, a oficina "Danç’Arte", uma parceria entre o Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), o Núcleo Afro Odomodê e a artista Gracielle Monteiro, que ministrará a oficina.

De acordo com Gracielle, a oficina será baseada na metodologia da dança dos orixás, tendo como base a história do santo. "É muito mais que um trabalho corporal, pois, dentro das minhas aulas e vivências, eu priorizo com bastante ênfase a conexão corpo e espírito, céu e terra, que recebemos dos nossos guias, que até hoje nos dão força para manter a nossa cultura de pé", explicou a artista.

Segundo ela, a dança inspirada por São Jorge representa a ordem, a segurança e a firmeza. "O movimento na dança, representada pelos movimentos das 'mãos cortando de um lado para o outro', simboliza a sua espada, no sentido de cortar todas as demandas. A espada é a lei, a ordem, com os braços erguidos, mostra a sua autoridade, a sua importância na segurança e bom andamento dos trabalhos".

Inscrições

Para os interessados em participar da aula, basta ir ao Mucane (veja no mapa) no dia do evento vestindo roupas leves, nas cores branca e vermelho, além de uma flor vermelha para compor o congar que será feito na vivência. "A oficina é aberta a todos que, com bom grado, permitam-se conectar com a matriz africana".

Homenagem

Para Gracielle, a expectativa em torno da possibilidade de reverenciar o santo, por meio da arte, é grande. "Como bailarina e devota de São Jorge, é a oportunidade para um encontro transcendental. Que saibamos passear pela liturgia espiritual e também pela pressão e a rapidez da dança afro. Homenageá-lo com a dança é uma forma humilde e nobre de nos posicionarmos em reverência e agradecimento".

Serviço
Oficina "Dança´Arte" em homenagem a São Jorge, com Gracielle Monteiro
Quando: domingo (23), das 9h30 às 12 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro
Aberto ao público

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site