Notícias

ObservaVix é destaque em exposição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Publicada em 17/06/2019, às 17h07

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
ObservaVix
ObservaVix foi escolhido como uma das experiências brasileiras na disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Observatório de Indicadores (ObservaVix) da Prefeitura de Vitória foi escolhido pela Curadoria da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como uma das experiências brasileiras na disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A ferramenta é um dos trabalhos apresentados na exposição virtual sobre ODS, que traz sites, plataformas, iniciativas, documentos, fotografias, vídeos e produções técnico-científicas de instituições envolvidas com os objetivos no Brasil.

A proposta da exposição é dar visibilidade à incorporação dos ODS nas ações do governo e da sociedade brasileiros.

O ObservaVIX está listado na categoria “Governos Subnacionais e ODS”. Acesse a exposição virtual aqui

"Por meio do Observatório, estamos trabalhando no reconhecimento e na disseminação dos ODS na Prefeitura de Vitória, o que representa uma inovação na administração pública. Temos o compromisso com a sustentabilidade urbana e com os ODS na prática, razão pela qual participamos da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento, além de sermos referência nacional em indicadores de cidades inteligentes", disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Mateus Mussa.

"Por meio do Observatório de Indicadores, temos nos aproximado dos grupos de pesquisa de sustentabilidade e de análise de políticas públicas para qualificarmos nosso trabalho de monitoramento e avaliação de indicadores que são associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nossa seleção pelo ENAP mostra que estamos no caminho certo", disse o subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Alberto Salume.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, com 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nessa agenda, estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.


Voltar ao topo da página