Notícias

Obras de infraestrutura e melhorias habitacionais em Conquista a todo vapor

Publicada em 13/11/2017, às 18h24 | Atualizada em 13/11/2017, às 18h24

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Marcus Monteiro
Obras na poligonal 10, Conquista
Velhos caminhos com nova roupagem propiciam segurança e conforto para os moradores
Marcus Monteiro
Obras na poligonal 10, Conquista
Carregar o material morro acima é trabalho manual

O prefeito em exercício e secretário municipal de Obras e Habitação, Sérgio Sá, visitou as obras de infraestrutura e melhorias habitacionais no bairro Conquista (Poligonal 10), nesta segunda-feira (13).

As intervenções acontecem nas áreas de infraestrutura e habitação. Estão em andamento as seguintes construções: 1,2 mil metros de escadarias; 300 metros de guarda-corpo; 600 metros de corrimão; 4,5 mil metros de rede de esgotos; 1.123 ligações domiciliares de esgotos; 9 mil metros de redes de água e 2,5 mil metros de redes de drenagem, totalizando R$ 11.719.205,08 de investimentos.

O projeto de melhorias habitacionais possui ações executadas pelo projeto Terra Mais Igual e beneficia 51 famílias. São realizados reparos nos imóveis, como chapisco e reboco, recuperação de telhados, pintura das fachadas e impermeabilização de coberturas. Durante as obras, as famílias não precisam sair de suas casas. Estão sendo investidos R$ 923.006,57 em reformas nos imóveis já mapeados da região.

Infraestrutura

Na área de infraestrutura, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab), está urbanizando o bairro, com a execução de rede de esgoto, água potável e drenagem para captação e transporte de águas das chuvas, além de reforma e construção de 24 escadarias e duas rampas.

As obras de infraestrutura foram iniciadas em março deste ano, com previsão de conclusão em setembro de 2018. A intervenção é uma parceria da Prefeitura de Vitória com o Governo Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

Estão em andamento intervenções nas escadarias Benção, Leandro Mateus, São Lázaro, Waldir Marangoni e escadaria da direita.

Os serviços iniciam com a demolição dos degraus e instalação de redes de água, esgoto e drenagem. Os degraus são refeitos no padrão que permitam um caminhar confortável e seguro. Em caso de necessidade, a fase final consiste na instalação de um corrimão ou guarda-corpo.

Qualidade de vida

"Esses dois projetos materializam o compromisso da Prefeitura em investir na qualidade de vida da população que residia em locais sem infraestrutura e em moradias precárias", disse Sérgio Sá.

"Tentamos levar ao maior número possível de moradores conforto e segurança ao melhorar os acessos às suas moradias", completou.

Marcus Monteiro
Obras na poligonal 10, Conquista
Esgoto e novas redes de água e drenagem de águas das chuvas também estão sendo construídas
Marcus Monteiro
Obras na poligonal 10, Conquista
Trecho de escadaria com obras concluídas

Moradores agradecem

Morador da escadaria Alto Belo, Adão Rodrigues disse que, mesmo com as obras ainda em andamento, os benefícios já são visíveis. "Antes da reforma da escadaria onde moro, a situação era crítica. Quando chovia, a lama descia junto com o lixo e parava em frente à nossa casa. Agora não. Com a rede de esgotos separada da rede de água das chuvas e o novo piso em concreto, não temos mais problemas aqui", disse.

Antônio Pereira dos Santos, residente há mais de 20 anos na escadaria Santa Clara, também comemora a chegada das obras. "Está ficando bom. Agora vamos ter escadaria padronizada e quando chover não teremos mais a água descendo pelos degraus", afirmou.

Trabalho social

Enquanto as obras são realizadas, o trabalho social não para. A equipe de assistentes sociais da Prefeitura realiza reuniões socioeducativas, visitas domiciliares e atendimentos individualizados aos beneficiários.

Marcus Monteiro
Obras na poligonal 10, Conquista
Morador Antônio Pereira comemora a chegada das obras
Marcus Monteiro
Obras na poligonal 10, Conquista
Escadarias da região estão sendo reformadas

Voltar ao topo da página