Notícias

Novembro Azul: monumentos iluminados para alertar homens

Publicada em 31/10/2017, às 18h41 | Atualizada em 01/11/2017, às 14h00

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Iluminação de Novembro Azul
Palácio Municipal vai ganhar a cor da campanha de prevenção ao câncer de próstata

Os homens deixam de ir a uma unidade de saúde por não achar importante ou por preconceito. Diante do quadro, o Novembro Azul visa conscientizá-los sobre a prevenção ao câncer de próstata. Para ligar o sinal de alerta em relação ao cuidado que os homens devem ter com a sua saúde, alguns pontos e monumentos de Vitória ganharam a cor que é símbolo da campanha: o azul.

A novidade é o monumento Vitória 360 graus, localizado na Curva da Jurema, que também receberá os tons azulados. Também ganharão a iluminação especial a Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi, no Centro, a Basílica de Santo Antônio, as torres de Jesus de Nazareth, a Ponte da Passagem, o relógio da Praça Oito, o Palácio Municipal (sede da Prefeitura de Vitória) e a Terceira Ponte.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura, Tyago Hoffmann, os monumentos escolhidos representam bem Vitória pelas suas história, localização e beleza, além de serem pontos de muita visibilidade e circulação. "Os homens precisam se prevenir e o alerta é importante. É um tema oportuno que terá o merecido destaque numa cidade bem iluminada".

Riscos

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem, além da idade, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares com dietas ricas em gorduras e pobres em verduras, vegetais e frutas. Também estão presentes como fatores de risco o sedentarismo e o excesso de peso. 

Unidades de saúde

A rede municipal de saúde desenvolve regularmente ações de abordagem integral da saúde do homem. Os homens podem procurar qualquer uma das 29 unidades de saúde de Vitória para buscar atendimento ou esclarecimentos sobre os mais diversos agravos e doenças, em conformidade com as recomendações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde.


Voltar ao topo da página