Notícias

Noite de cultura e lançamento de livros na Biblioteca Municipal

Publicada em 05/12/2018, às 16h53 | Atualizada em 05/12/2018, às 18h49

Por Melissa Künsch, com edição de Melissa Künsch


Divulgação Semc
Lançamento de livros na Biblioteca Pública
Biblioteca Municipal recebeu o evento de lançamento dos livros
Divulgação Semc
Lançamento de livros na Biblioteca Pública
Coral ArtesCanto, com participação do músico Alex Krüger, fez um momento musical para descontrair a noite cultural

A noite desta última terça-feira (4) na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Centro, foi dedicada à literatura capixaba. Por lá, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Academia Espírito Santense de Letras (AEL) realizaram o lançamento de quatro livros. Trata-se de uma parceria que promove a publicação de livros voltados para a valorização da identidade cultural de Vitória.

Foram lançadas as obras "Patrimônio Cultural", da Coleção Escritos de Vitória; "Um Capixaba Entre Mundos" e "Olhar Marginal", da Coleção Roberto Almada; e "Poetas Capixabas", da Coleção José Costa.

Para Elizete Caser, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, o lançamento dos livros, além de proporcionar o resgate da memória cultural capixaba, também forma público leitor. “É por meio de ações como esta que leitores são atraídos para a biblioteca.”

Antes do lançamento, o coral ArtesCanto, com participação do músico Alex Krüger, fez um momento musical para descontrair a noite cultural.

Quem tiver interesse em adquirir os livros pode retirar gratuitamente os exemplares na Biblioteca Municipal, localizada no Casarão Cerqueira Lima, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Saiba mais sobre os livros

“Escritos de Vitória” - Coleção Patrimônio Cultural

Trinta autores de diferentes idades e estilos se manifestaram sobre o tema, em prosa ou em verso, em textos literários ou não literários. Palácio Anchieta, Escola Maria Ortiz, Igreja de São Gonçalo e Paneleiras de Vitória estão entre os temas retratados pelos escritores.

“Poetas Capixabas” - Coleção José Costa

É uma re-edição de uma antologia de poetas capixabas organizada por José Victorino de Lima e publicada em 1934. Tem grande valor histórico, pois é obra raríssima, só existindo um exemplar na biblioteca da Academia Espírito-Santense de Letras.

Muitos dos poetas enfocados se tornaram conhecidos e fizeram carreira literária, mas a maioria era de jovens pertencentes ao Grêmio Literário Rui Barbosa, muito atuante na época, que escolheram outras profissões e não se consagraram como escritores.

“Olhar Marginal. Lacy Ribeiro: Vida e Obra” - Coleção Roberto Almada

Obra organizada pelo professor Ediphôn Souza, reúne dados biográficos e uma seleção de textos escritos por Lacy Ribeiro, escritora capixaba que se consagrou por seus contos e romances escritos nas décadas de 1980 e 1990, em que focalizava, sobretudo, personagens marginalizados pela sociedade de sua época.

“Um Capixaba Entre Mundos. Newton Freitas: Vida e Obra” - Coleção Roberto Almada

Obra organizada pela professora e historiadora Lívia Azevedo de Silveira Rangel, recupera a memória do escritor, jornalista e diplomata capixaba Newton Freitas Coutinho, nascido em Vitória, em 1909, e morto no Rio de Janeiro, em 1996.

Irmão do conhecido atleta Wilson Feitas, Newton Freitas é desconhecido pelos capixabas, embora tenha publicado dezenas de livros e privado da amizade de escritores como Rubem Braga e Mário de Andrade.


Voltar ao topo da página