Notícias
Navio–Veleiro Cisne Branco será aberto à visitação no Porto de Vitória
Publicada em 24/09/2015, às 10h40 | Atualizada em 24/09/2015, às 10h41
Por Deyvison Longui, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Capitania dos Portos do Espírito Santo
Moradores e turistas têm uma opção de lazer diferente neste final de semana. O Navio-Veleiro (NVe) Cisne Branco, da Marinha do Brasil, estará aberto à visitação pública no Porto de Vitória, desta sexta-feira (25) até domingo (27), das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita.
A ação faz parte da programação de aniversário dos 464 anos de Vitória. O Cisne Branco zarpou do Rio de Janeiro no dia 16 de março de 2015 para uma viagem de seis meses, na qual representou o Brasil no evento “Tall Ships Race 2015". Ao todo, serão visitados nove portos estrangeiros e sete portos nacionais, incluindo o de Vitória.
O navio foi construído com o propósito de representar a Marinha do Brasil em grandes eventos náuticos, tanto nacionais quanto internacionais, fomentar a mentalidade marítima em nossa sociedade, cultuar as tradições navais e contribuir para a formação marinheira do pessoal da Marinha do Brasil.
Características
- 76 metros de comprimento, 10,6 metros de boca e 4,8 metros de calado;
- possui propulsão a diesel e vela. Armado em galera com três mastros, sendo o maior com 46,4 metros de altura;
- equipado com 32 velas, sendo 15 velas redondas, 10 velas latinas, 6 velas auxiliares e 1 vela de mau tempo;
- alcança velocidade máxima de 10,7 nós;
- foi encomendado pela Marinha do Brasil para as comemorações dos 500 anos do País.
Hino
Cisne Branco é o nome do hino da Marinha do Brasil, a canção do marinheiro. A letra do hino faz uma analogia entre a beleza e a graça de um cisne branco e uma galera navegando. Sendo um navio veleiro armado em galera e um símbolo das mais caras tradições navais, naturalmente o nome foi definido. A figura do cisne também representa "boa sorte" e "feliz travessia" na simbologia heráldica.