Notícias

Mutirão retirou 84,17 toneladas de resíduos da orla de Vitória

Publicada em 11/07/2017, às 19h28

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Rejane Gandini Fialho


André Luiz Silva Sobral
Limpeza da Orla
Os garis aproveitaram a maré baixa para retirar toda a espécie de material que não deveria estar em nossa orla.

Foram 125 garis atuando na orla de 11 bairros de Vitória durante três dias, 32 viagens de caminhão caçamba recolhendo material e um total de 84,17 toneladas de resíduos recolhidos, que foram tirados das margens da baía de Vitória e do manguezal da cidade.

Este foi o saldo de um mutirão de limpeza executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, por meio da Gerência de Limpeza Urbana, que começou na manhã do dia 5 e terminou na tarde do último dia 7. Todo tipo de objetos como vaso sanitário, sofá, geladeira, material plástico, pedaços de móveis e restos de eletrodomésticos e muito material inerte, além carcaças de animais mortos, foi recolhido na orla da Cidade de Vitória. Este serviço custou aos cofres públicos R$ 100 mil.

“Foi um trabalho incansável de nossos garis nestes dias, aproveitando a maré baixa para retirar toda a espécie de material que não deveria estar em nossa orla. Todo este material coletado, além de causar danos irreversíveis à fauna e flora marinha, deixa nossa orla com uma aparência de suja e faz com que o município tenha despesas extras para executar esta limpeza. A gestão está trabalhando duro para evitar que qualquer espécie de resíduo seja descartado de forma irregular em nossa cidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel da Rocha, afirmando que Vitória possui um cronograma de recolhimento de lixo que pode ser consultado por qualquer munícipe no site da prefeitura ( http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/coleta_domiciliar).

Bairros
Este ano no mutirão trabalharam 125 garis, que cobriram toda a extensão da baía de Vitória: orlas de Jabour, Maria Ortiz, Andorinhas, Mangue Seco, Goiabeiras Velha, Praia do Canto, Grande Santo Antônio, Inhanguetá, Grande Vitória, Grande São Pedro, Resistência e Nova Palestina, além de toda a extensão da avenida Beira-Mar.

Descarte
Baseada na experiência de anos anteriores, muitos resíduos que são recolhidos ao longo de toda a baía de Vitória poderiam ser descartados de maneira correta. Os moradores contam com os serviços das Estações Bota-Fora ( http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/limpeza-urbana#a_estacoesbotafora ), locais apropriados para o descarte de entulhos, além do Papa-Móveis ( http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/limpeza-urbana#a_lixo_moveisusados ) e do Fala Vitória 156, serviço gratuito pelo qual pode ser solicitado o recolhimento de móveis e eletrodomésticos que a população deseja descartar.

Segundo informou o secretário Luiz Emanuel, o município gasta algo em torno de R$ 230 mil, por mês, somente com a retirada de lixo em locais irregulares, causando prejuízos aos cofres públicos que poderiam ser evitados. “Vamos trabalhar para construir uma conscientização ambiental na população, para que estes tipos de ações deixem de existir em nossa cidade. Uma cidade linda como Vitória não pode e não deve conviver com resíduos em locais irregulares, agredindo o nosso meio ambiente”, destacou.


Voltar ao topo da página