Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Mucane é objeto de estudo de doutorado em Universidade de Portugal

Publicada em 03/11/2017, às 08h00

Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader

Museu do Negro Mucane

Mucane é espaço de resistência e democratização da cultura negra (Ampliar imagem)

Espaço de resistência e democratização da cultura negra, o Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) é um dos temas de estudo do projeto de pesquisa "Museologia e Africanidades", da doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, de Lisboa (Portugal), Deborah Silva Santos.

Ela analisa o papel das mulheres negras na constituição dos museus afrobrasileiros. O trabalho faz parte do projeto de pesquisa que Deborah desenvolve no curso de Museologia da Universidade de Brasília (DF) e que tem como objetivo estimular estudos e pesquisas sobre as questões étnicos-raciais e de gênero em museus.

"Nesse sentido, o Mucane, criado a partir de uma demanda do Movimento Negro Capixaba e que teve na figura da mulher negra Maria Veronica da Pas sua implementação, não poderia ficar de fora do estudo. Por isso, a minha visita", explicou Deborah, que está em Vitória para conhecer o espaço.

Ousadia

Com o trabalho, ela pretende que os espaços busquem imprimir ousadia em suas museologias. "É incentivar a criação de museus que rompam o modelo tradicional, baseado no objeto/prédio/público, e que se apoie na Nova Museologia, na museologia social, no trinômio comunidade/patrimônio/território, que significa para além de preservar a diversidade da cultura negra, que trabalhe com a participação da comunidade negra, incluindo como acervo as histórias de vida dos moradores, suas manifestações e reivindicações, um museu com função social, com movimento, representação e significação".

Ela concluiu: "Dessa forma, os museus afrobrasileiros se tornam uma ferramenta de enfrentamento ao racismo, de equidade de gênero, educação das relações étnicos-raciais e de promoção de igualdade, paz e justiça social. O meu projeto pode colaborar trazendo experiências exitosas de mulheres negras que, com uma imaginação museal, conseguiram dar visibilidade e propor a preservação da memória e do patrimônio da parcela negra da população capixaba".


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site