Notícias
Movimento Maio Amarelo começa com atividades de educação no trânsito
Publicada em 02/05/2018, às 19h43 | Atualizada em 04/05/2018, às 18h31
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a proposta de envolver a sociedade em ações de conscientização e educação no trânsito e propor uma reflexão sobre a mobilidade urbana, o prefeito Luciano Rezende abriu nesta quarta-feira (2) o Movimento Maio Amarelo, que durante um mês vai desenvolver ações de alerta para a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas.
A equipe de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) promoveu atividades de sensibilização durante toda a tarde. Foram distribuídos brindes, lembranças e material informativo.
Assim como ocorre em outras campanhas de conscientização, monumentos, prédios públicos e outras estruturas de Vitória receberão iluminação amarela durante o mês de maio. São eles Ponte da Passagem, Palácio Municipal (sede da Prefeitura), Cruz do Papa, torres de eletricidade de Jesus de Nazareth, Viaduto Caramuru e o prédio do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC).
Segundo o prefeito Luciano Rezende, "mais do que veículos, barulho e congestionamentos, o trânsito é feito por pessoas e para pessoas, logo, o respeito é fundamental. São as pessoas que se ferem e muitas vezes, num ato impensado, matam no trânsito, destroem famílias, provocam sofrimento."
Alerta
O alerta do Movimento Maio Amarelo é a responsabilidade no trânsito e conscientizar principalmente quem está atrás do volante, incentivando cada vez mais o respeito às leis. O evento acontece numa parceria entre a Setran e a Secretaria de Segurança Urbana (Semsu).
“Teremos ações em pontos diversos e públicos distintos atendidos no mês de maio. Na programação há teatro, oficinas, representações e esquetes. Escolas, parques e praças, além de diversas vias, receberão atividades ligadas não somente aos veículos, mas aos pedestres, aos ciclistas e aos esportistas. Pessoas que no dia a dia precisam conviver em harmonia e respeitosamente”, destacou o prefeito Luciano Rezende.
O tema deste ano da campanha é "Nós Somos o Trânsito" e tem como intenção promover discussões e atitudes voltadas à necessidade da redução do número de mortes e feridos graves em acidentes.
A programação completa pode ser conferida aqui.