Notícias

Mostra "Saúde é o Meu Lugar" reúne histórias e experiências de profissionais

Publicada em 17/11/2017, às 15h43 | Atualizada em 17/11/2017, às 19h10

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Mostra Saúde é meu lugar
Carlos Antolini
Mostra Saúde é meu lugar

Mais de 150 profissionais de saúde estiveram reunidos para compartilhar histórias e experiências na mostra "Saúde é o Meu Lugar", que aconteceu nesta última quinta-feira (16), na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus/Vitória), na Ilha de Santa Maria.

Profissionais de Vitória, Afonso Cláudio, Serra e Guarapari que atuam na Atenção Básica de Saúde (ABS) tiveram a oportunidade de compartilhar ações desenvolvidas na rede de saúde em todo o território nacional. A mostra chegou à cidade após passar pelos Estados Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.

"Foram várias experiências exitosas apresentadas na mostra. Foi um momento de trocar ideias, com trabalhos tão importantes desenvolvidos pelos trabalhadores de saúde dos serviços. Os trabalhadores do SUS precisam de espaços de conversas e intercâmbio produtivo entre os serviços. Momentos assim fortalecem o SUS e as pessoas e inspiram melhorias no processo de trabalho", afirmou a diretora da Etsus, Sheila Cruz.

Inclusão e protagonismo

O evento promoveu inclusão e protagonismo dos trabalhadores e usuários do sistema. Foram expostos painéis pintados pelos usuários do Caps da Ilha de Santa Maria. Os usuários participaram dos relatos, declamaram poesias e participaram das rodas de conversas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) contou com diversas histórias inscritas, com os temas “violência e gênero”, “violência e adolescentes”, “promoção da saúde”, “PIC´s", “Saúde da pessoa idosa”, “Programa saúde Escolar”, “Alimentação Infantil” e outras.

Como funciona

Todas as histórias ou produtos permanecerão acessíveis para toda a população brasileira, por tempo indeterminado, no site da mostra e nas mídias. A mostra é permanente, sendo esse o principal legado do projeto "Saúde é o Meu Lugar". Assim, todas as pessoas poderão vivenciar e conhecer as histórias de vida e trabalho desses profissionais.

O projeto é uma parceria entre RedEscola, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e Secretaria de Assistência à Saúde (SAS/MS).


Voltar ao topo da página