Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Moradia segura: 454 famílias de Vitória mudam de vida com projetos da Prefeitura

Publicada em 19/04/2017, às 17h20


Carlos Antolini

Ex-morador de rua adquiri a casa própria

Moradores que viviam em situação de rua ou em áreas de risco geológico são beneficiados com projetos habitacionais da Prefeitura

"Sou muito agradecido pelo que a Prefeitura de Vitória fez por mim e pela minha família. Sou aposentado e minha mulher sofre de diabetes, por isso fico em casa com ela e agora sei que a casa é segura", disse Manoel Soares Marcelino, de 68 anos. 

Manoel nasceu em Resplendor (MG) e veio para Vitória há 55 anos. Na capital, ele construiu sua vida e conseguiu vencer. "Cada fase da minha vida eu vejo como uma vitória. Conquistei meu lugar e, hoje, eu me sinto da terra. Sou muito feliz e só tenho a agradecer por receber o aluguel e poder ter minha casinha num bairro tão bom e morar com minha família e meus amigos por perto", disse.

Assim como o senhor Manoel, outras 453 famílias que moravam em áreas de risco geológico grave, em precariedade total de habitação ou estavam em situação de rua em Vitória recebem o aluguel (benefício transitório), que permite que elas vivam dignamente até que sejam ofertados os benefícios definitivos da moradia segura.

O benefício do aluguel desenvolvido em Vitória possui três frentes: Bolsa Moradia, disponibilizado no âmbito do Habitar Vitória; Aluguel Provisório, oferecido pelo Projeto Terra; e Moradias Alternativas, destinado exclusivamente às pessoas que viviam em situação de rua.

O secretário municipal de Obras e Habitação, Sérgio Sá, explicou que o benefício do aluguel garante a segurança das famílias. "Trabalhamos muito para melhorar as condições de habitabilidade das famílias mais necessitadas de nossa cidade. Aqui na secretaria, toda a equipe está empenhada em proporcionar moradia de qualidade e oferecer a elas uma condição mais digna de moradia", disse.

Projetos

Elizabeth Nader

D. Maria Geraldo Dos Santos recebe o bônus Moradia

Bônus Moradia é um dos projetos desenvolvidos em Vitória: 454 famílias passaram a viver em moradia digna com os benefícios da administração municipal

O Bolsa Moradia e o Aluguel Provisório são benefícios que disponibilizam até um salário mínimo para a locação de imóvel, até que a família receba a unidade habitacional definitiva.

"Ao disponibilizar o aluguel para as famílias de Vitória, estamos preservando a vida das pessoas. Elas viviam em situação precária, insalubre e em total vulnerabilidade habitacional. Nosso trabalho vem para resgatar a dignidade, o bem-estar e a cidadania dos capixabas", afirmou o subsecretario de Habitação, Alécio Paganoto Salazar.

O Projeto Moradias Alternativas (PMA) é destinado exclusivamente às pessoas que vivem em situação de rua e teve suas ações iniciadas em 2013. O PMA está inserido no Programa Onde Anda Você? da Prefeitura de Vitória.

Para ingressar no projeto, é necessário que o morador em situação de rua esteja referenciado na Rede de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade do município de Vitória pelo período de, no mínimo, um ano ininterrupto.


Informações à imprensa:

Andrea Oliveira (anaoliveira@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3324-9023 / 98849-6288

Com edição de Matheus Thebaldi


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site