Notícias

Monumentos de Vitória têm iluminação especial durante o Outubro Rosa

Publicada em 02/10/2018, às 15h54 | Atualizada em 02/10/2018, às 16h00

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Outubro Rosa 2017 - Ponte da Passagem
Ponte da Passagem é um dos pontos escolhidos para ganhar a iluminação especial do Outubro Rosa
Diego Alves
Outubro Rosa 2017 - Santuário de Santo Antônio
Iluminação na cor rosa também é atração na Basílica de Santo Antônio

Lugares de destaque na paisagem de Vitória estarão iluminados este mês para chamar a atenção da população sobre a prevenção ao câncer de mama durante a campanha Outubro Rosa.

Estarão iluminados todos os dias a Ponte da Passagem, a Basílica de Santo Antônio, a Casa Porto e a Cruz do Papa. Também ganharão iluminação os pilares da Terceira Ponte, as torres de Jesus de Nazareth e o Palácio Municipal (sede da Prefeitura de Vitória).

Os monumentos foram escolhidos por representarem bem Vitória pelas suas história, localização e beleza, além de serem pontos de muita visibilidade e circulação.

"É um tema oportuno, que terá o merecido destaque numa cidade bem iluminada e que estará ainda mais bela rosada este mês", destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Luiz Paulo de Figueiredo.

Unidades de saúde

Com uma programação variada, que inclui rodas de conversa, atividades físicas e oferta de exames como mamografia e preventivos, as unidades de saúde de Vitória se preparam para receber as mulheres ao longo de todo o mês de outubro.

Nesse período, a agenda das unidades para consultas e coleta de exames está programada para priorizar mulheres de 25 a 64 anos de idade. Porém, serão ofertados outros serviços para mulheres, como testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e orientações.

Sensibilização

O uso da cor para chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção começou em 1990, quando laços da cor rosa foram distribuídos aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em 1997, entidades voltadas para a saúde da mulher de outras cidades americanas começaram a promover ações para conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico da doença, escolhendo o mês de outubro para centralizar as atividades. O sucesso da estratégia ganhou o mundo e deu origem ao Outubro Rosa. 

Leonardo Silveira
Fachada da Prefeitura de Vitória com iluminação Outubro Rosa
Palácio Municipal também ganhou a iluminação do Outubro Rosa
Leonardo Silveira
Fachada da Prefeitura de Vitória com iluminação Outubro Rosa
Campanha visa conscientizar as mulheres a prevenir o câncer de mama

Voltar ao topo da página