Notícias

Missão Sevilha: comitiva traz experiências de sucesso para adotar em Vitória

Publicada em 28/09/2018, às 19h02

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Comitiva Sevilha
Gestores da PMV estiveram em Sevilha para intercâmbio promovido por programa da União Europeia

"Uma experiência enriquecedora!". Assim os gestores da Prefeitura de Vitória definiram o intercâmbio que fizeram com a cidade de Sevilha, na Espanha, entre 24 e 28 de setembro. A integração é promovida pelo Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia.

Os representantes da PMV apresentaram projetos executados na capital e também tiveram a chance de conhecer ações feitas pela administração da cidade espanhola.

"Sevilha é toda organizada e estruturada para as pessoas 'viverem' a cidade. É o nosso objetivo também em Vitória, queremos deixar a capital mais humana, mais justa, mais feliz e mais saudável. Ver de perto e entender todas as ações desenvolvidas foi uma experiência maravilhosa", ressaltou a subsecretária de Planejamento, Gestão, Projetos e Captação de Recursos, Joseane Zoghbi.

Na comitiva, também participaram: secretário de Segurança Urbana (Semsu), Fronzio Calheira; secretário de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Henrique Valentim; secretário de Meio Ambiente (Semmam), Luiz Emanuel Zouain; diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling; e a assessora da Secretaria de Governo (Segov) Dayse Krohling. A viagem é toda custeada pela União Europeia.

Informação e desenvolvimento

O secretário Henrique Valentim reforçou o avanço de Sevilha no conhecimento dos dados sobre a cidade. "O que mais me encantou é o nível de informação que eles têm na palma da mão sobre tudo que acontece em Sevilha. O cuidado com a cidade é impressionante. E é isso que fazemos com Vitória. Estou pronto para desenvolver ainda mais esse trabalho na nossa capital".

Segurança

Sevilha recebe 1 milhão e 800 mil turistas por ano e promove cerca de 7 mil eventos anuais. Por isso, as ações de segurança são muito bem planejadas e executadas.

"O setor de segurança faz um trabalho integrado com as forças federais, estaduais e municipais. E realmente é essa cooperação que empregamos nas ações em Vitória, não dá para fazer o trabalho de segurança eficiente sozinho. Vimos que estamos no caminho certo e tem muitos exemplos de Sevilha que podem ser aplicados na nossa capital", garantiu o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota.

Meio ambiente

A forma como Sevilha executa as ações de saneamento, resíduos sólidos e manutenção dos parques chamou a atenção do secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

"Ficamos impressionados com a forma compartilhada de gestão desses setores. Esse é o caminho que já buscamos executar em Vitória. Essa parceria com a cidade espanhola tem sido um ganho de conhecimento extraordinário. Tenho certeza que estamos levando muita coisa para Vitória e eles também absorveram nossas experiências".

Parque Tecnológico

Imagem divulgação
comitiva da pmv vista parque tecnológico de sevilha, na espanha
Comitiva de gestores de Vitória teve a oportunidade de conhecer o Parque Tecnológico de Sevilha

O Parque Tecnológico de Sevilha tem despontado como um dos mais importantes e produtivos da Espanha e da Região da Andaluzia. Cerca de 300 empresas estão instaladas no local, as quais geram cerca de 2,6 mil empregos diretos e uma movimentação econômica de 2,6 milhões de euros por ano nas suas atividades.

"Podemos colher muitos frutos dessa parceria num futuro próximo com empresas de Sevilha, como também de outras cidades da Espanha vindo se instalar no Parque Tecnológico de Vitória. Foram algumas horas de conversa e conhecimento muito proveitosas que a gente vai utilizar como experiência para o desenvolvimento e criação do nosso parque", ressaltou Leonardo Krohling, presidente da CDV.

Parceria

O início da parceria começou em outubro de 2017, quando a União Europeia selecionou Vitória para participar do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC).

Cinco cidades do Brasil foram selecionadas para participar do programa, e a Prefeitura de Sevilha escolheu Vitória para fazer a parceria. Várias reuniões on-line foram realizadas e representantes da cidade europeia estiveram no Espírito Santo para conhecer de perto os programas de Vitória. 

Matéria relacionada

Cidades inteligentes: Vitória faz intercâmbio em evento internacional na Índia


Voltar ao topo da página