Notícias
Mais de 60 arraias são encontradas na praia de Camburi
Publicada em 21/07/2015, às 16h17
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Mallena Arpini
Os frequentadores da praia de Camburi foram surpreendidos, na manhã dessa terça-feira (21), com 68 arraias na areia. Elas são da espécie Rhinoptera Bonasus e foram encontradas mortas. Há hipótese de que elas tenham encalhado durante passagem pela baía de Vitória.
Uma das características da espécie é gostar de áreas rasas, mas alguns animais tinham marcas de contato com rede de arrasto, cujo uso é proibido na baía de Vitória e em Camburi. Diante de denúncias de que os animais foram capturados ilegalmente por pescadores, algumas arraias serão submetidas a autópsia.
A operação de retirada das arraias da praia levou cerca de duas horas e foi realizada pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse). As carcaças foram levadas, conforme prevê a legislação, para o aterro sanitário, na Rodovia do Contorno.
Fiscalização
A fiscalização da pesca é de responsabilidade da Polícia Ambiental e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Porém, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) tem contribuído nas ações fiscais, como integrante do Grupo Especial de Combate à Pesca Ilegal (Gecopi), que inclui também a Polícia Federal, a Capitania dos Portos e a Delegacia de Crimes Ambientais.
Espécie
As arraias da espécie Rhinoptera Bonasus são chamadas de "gavião do mar" por terem o corpo mais largo e barbatanas muito grandes. Elas costumam andar em grandes cardumes, chegando a até 10 mil peixes. Essa espécie possui características migratórias e passam pelo Espírito Santo para se alimentar e se reproduzir.