Notícias

Mais de 60 arraias são encontradas na praia de Camburi

Publicada em 21/07/2015, às 16h17

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Mallena Arpini


Divulgação Semse
Arraias mortas na praia de Camburi
Arraias foram encontradas mortas na praia de Camburi
Divulgação Semse
Arraias mortas na praia de Camburi
Garis foram deslocados para a praia para realizar a retirada dos animais

Os frequentadores da praia de Camburi foram surpreendidos, na manhã dessa terça-feira (21), com 68 arraias na areia. Elas são da espécie Rhinoptera Bonasus e foram encontradas mortas. Há hipótese de que elas tenham encalhado durante passagem pela baía de Vitória.

Uma das características da espécie é gostar de áreas rasas, mas alguns animais tinham marcas de contato com rede de arrasto, cujo uso é proibido na baía de Vitória e em Camburi. Diante de denúncias de que os animais foram capturados ilegalmente por pescadores, algumas arraias serão submetidas a autópsia.

A operação de retirada das arraias da praia levou cerca de duas horas e foi realizada pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse). As carcaças foram levadas, conforme prevê a legislação, para o aterro sanitário, na Rodovia do Contorno.

Fiscalização

A fiscalização da pesca é de responsabilidade da Polícia Ambiental e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Porém, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) tem contribuído nas ações fiscais, como integrante do Grupo Especial de Combate à Pesca Ilegal (Gecopi), que inclui também a Polícia Federal, a Capitania dos Portos e a Delegacia de Crimes Ambientais.

Espécie

As arraias da espécie Rhinoptera Bonasus são chamadas de "gavião do mar" por terem o corpo mais largo e barbatanas muito grandes. Elas costumam andar em grandes cardumes, chegando a até 10 mil peixes. Essa espécie possui características migratórias e passam pelo Espírito Santo para se alimentar e se reproduzir.

Divulgação Semse
Arraias mortas na praia de Camburi
Divulgação Semse
Arraias mortas na praia de Camburi

Voltar ao topo da página